Cultura e Desporto

Jovem revelação do World Rugby Trophy U20 é aluno do Técnico

As ótimas exibições no World Rugby U20 Trophy de Raffaele Storti, estudante de Engenharia e Gestão Industrial, e jogador do Clube de Rugby do Técnico, não deixaram ninguém indiferente.

“Special talent Storti”, é assim que o aluno de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, Raffaele Storti é invocado num artigo da World Rugby, instituição internacional reguladora do rugby, num artigo onde são exaltadas as qualidades do jovem jogador do Clube de Rugby do Técnico. A excelente forma, as ótimas exibições e a capacidade de execução de Raffaele Storti ficaram na história da competição que decorreu no Brasil, no passado mês de julho, num campeonato do mundo em que Portugal também esteve em grande destaque sagrando-se vice-campeão.

Feliz com as exibições realizadas e com o resultado alcançado pela seleção portuguesa na competição, o aluno do Técnico responde com humildade aos elogios que lhe são endereçados. “Ninguém estava à espera que Portugal chegasse tão longe no mundial. Toda a equipa acabou por ser uma revelação. Neste contexto, acho que fiz um bom torneio e me consegui destacar”, afirma Raffaele Storti.

Apesar de terem sido derrotados pelo Japão, por 35-34 no jogo da final, os Lobos Sub-20 – como é conhecida a equipa das quinas – fizeram exibições fantásticas, sendo Raffaele Storti o jogador com mais ensaios marcados, 9 no total. Relativamente a esta eficácia, o aluno do Técnico acredita que o êxito se deve ao coletivo: “O que ajudou foi a grande prestação coletiva da equipa e a ótima preparação que tivemos para cada jogo”. Depois de 3 vezes campeã europeia, a seleção portuguesa de Rugby sub-20 chegou à final depois de vencer a seleção de Tonga por 40-3, Hong Kong por 59-27 e o Canadá por 49-21.

Além de Raffaele Stori, foram mais 5 os atletas do Clube de Rugby do Técnico convocados para disputar o World Rugby U20 Trophy, sendo, aliás, este o clube com mais jogadores chamados à seleção. Sobre o facto de poder dividir esta aventura com mais colegas de equipa, o aluno do Técnico explica que isto acaba por trazer algumas facilidades: “é sempre mais fácil jogar com jogadores do mesmo clube por questões de rotinas. Já nos conhecemos melhor e isso ajuda sempre”. Ainda assim, o jogador não acredita que isso seja preponderante na chave do sucesso. “A nossa seleção já joga junta há alguns anos, já nos conhecemos bem dentro e fora de campo”, destaca.

“Entrei no Rugby muito cedo, com 10 anos. Na verdade, não sabia muito bem o que era o desporto. Na altura um grande amigo meu, o Jerónimo Portela, jogava e incentivou-me a experimentar”, recorda o aluno do Técnico. Por sinal, Raffaele Storti e o amigo continuam a jogar juntos, nos campos de rugby- como colegas de seleção- e no do Técnico – como colegas de turma do curso de Engenharia e Gestão Industrial.  “A minha paixão pelo Rugby foi surgindo e a partir daí, pelo ambiente dos treinos, pelas amizades que criei e pelos valores que o desporto me foi transmitindo”, relembra ainda o jogador da seleção de Sub-20.

Ainda a recuperar da competição e a usufruir dos últimos dias de férias, Raffaele Storti prepara-se para começar o segundo ano do curso, confessando que nem sempre é fácil conciliar a exigência do Técnico com os treinos e as competições. “Para além do Rugby ocupar bastante tempo, com treinos praticamente todos os dias e jogos ao fim de semana, viaja-se muito. Torna-se principalmente complicado quando as datas dos torneios coincidem com as dos testes e exames”, revela. “No fundo, é preciso ter um grande compromisso e abdicar de outras coisas”, acrescenta ainda. Aos colegas que estão numa situação idêntica, e que tem que se dividir entre as atividades extracurriculares e o Técnico, o jogador deixa um conselho: “nunca deixem de as praticar. O Técnico é uma universidade exigente, mas com compromisso e responsabilidade tudo é possível”. “Acho que se existir um equilíbrio entre atividades de lazer e o estudo não só a pessoa fica mais feliz e saudável, como também fica mais produtiva e aprende a fazer render melhor o seu tempo”, sublinha ainda o jovem talento.

Para o ano, os Lobos Sub-20 terão oportunidade de voltar a competir no World Rugby U20 Trophy. “E se assim for, espero que aí consigamos alcançar a qualificação que este ano deixamos ‘escapar’”, solta Raffaele Stori. Pelo que se viu este ano e no que depender de Raffaele  Storti assim será.