Docente do Técnico conquista importante galardão internacional

O professor Mário Silveirinha foi distinguido pelo Instituto de Engenharia e Tecnologia com o Prémio Internacional A.F. Harvey pelo trabalho pioneiro desenvolvido em torno da quebra de simetria temporal em sistemas fotónicos.

“Um dos engenheiros mais inventivos da sua geração”, é assim que é caraterizado o docente do Técnico e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), professor Mário Silveirinha, no press release do Instituto de Engenharia e Tecnologia (IET) que o indica como o vencedor do Prémio Internacional A.F. Harvey para a Investigação.  No mesmo comunicado de imprensa e através das palavras do professor John O’Reilly, presidente do Comité de Seleção do IET, conseguimos perceber as motivações que estão por detrás desta distinção: “Mário G. Silveirinha venceu o Prémio de Investigação em Engenharia AF Harvey em reconhecimento dos seus excelentes resultados científicos e como um pioneiro no campo dos metamateriais e da fotónica”.  Volvidos alguns dias desde que recebeu a notícia, o docente do Técnico assume-se “feliz com o reconhecimento, e sobretudo motivado para fazer mais e melhor”.

O trabalho de investigação do docente do Técnico foca-se no estudo de novas tecnologias que permitam manipular e controlar a propagação de ondas eletromagnéticas (luz). Para os mais leigos na matéria, o professor Mário Silveirinha propõe-se a explicar melhor: “a tecnologia atual, usada por exemplo nos nossos telemóveis e computadores, é baseada em eletrónica. Este paradigma apesar de altamente bem-sucedido é limitado pela velocidade a que os eletrões conseguem responder a um estímulo externo”. Para suplantar essa limitação estão a ser exploradas novas soluções de processamento totalmente ótico da informação, que podem permitir realizar dispositivos muito mais rápidos. E é aqui, entre a formulação de perguntas provocadoras e criativas e a tentativa de encontrar respostas surpreendentes que se tem posicionado o notável trabalho  do docente do Técnico. “No projeto proponho explorar novas soluções que permitam a propagação da luz numa única direção do espaço, digamos da esquerda para a direita, mas não o contrário. Este tipo de sistemas oferece oportunidades únicas e pode ser útil, por exemplo, para melhorar a eficiência de sistemas fotovoltaicos, que são essenciais para o uso de energias mais limpas e sustentáveis”, explica o investigador do IT.

A atribuição do importante galardão internacional desdobrou-se em várias fases, sendo que numa primeira etapa foi feita a nomeação dos possíveis candidatos, dos quais e mediante análise do Curriculum Vitae (CV) foram selecionados 4 candidatos, desafiados posteriormente a submeter uma proposta de um projeto de investigação. Foi da junção entre a avaliação dos projetos feita por peritos externos e das considerações em torno dos CV’s que foi escolhido o vencedor. “Entre outras coisas, julgo que o júri terá ficado bem impressionado com o meu projeto de investigação”, comenta o professor Mário Silveirinha.

Além do mérito de o vencer, ao prémio está associado o financiamento do projeto de investigação – no valor de 390 mil euros , e que como adianta o vencedor do mesmo “será usado sobretudo para reforçar a minha equipa de investigação”. Afinal e como faz questão de frisar: “o futuro assegura-se sobretudo criando oportunidades de emprego científico estável e atrativas para os muitos jovens brilhantes com vocação para seguir uma carreira de investigação”. E já que se fala em futuro, para o mesmo o docente do Técnico tem dois desejos que bem realçam o gosto pelo que faz: “espero sobretudo continuar a divertir-me com o meu trabalho e a dar a minha contribuição para que se faça mais e melhor ciência no nosso país”.