Ciência e Tecnologia

Docente do Técnico publica “Physics of Field Propulsion”

Mario J. Pinheiro, docente e investigador do Departmento de Física do Técnico é um dos autores do livro “Physics of Field Propulsion”.

A Lambert Academic Publishing acaba de publicar o livro “Physics of Field Propulsion”, destinado a servir de texto de apoio para um curso em ciência e tecnologia da propulsão por efeito de campo na área da exploração espacial. Este aborda aspetos fundamentais da teoria quântica dos campos e suas aplicações na propulsão de naves e satélites artificiais, procurando também na teoria da relatividade de Einstein suporte teórico para o design de processos avançados e inovadores de propulsão, tal como o warp drive.

Os autores, Takaaki Musha, diretor do Advanced Science and Technology Research Organization, Japão, que fez parte em 1994 do Advanced Space Propulsion Investigation Committee (ASPIC), organizado sob a chancela da Japan Society for Aeronautical and Space Sciences, e Mario J. Pinheiro, docente e investigador do Departmento de Física do Técnico, tencionam lecionar o curso, entre outras instituições, na International Society for Space Science (ISSS), da qual são cofundadores.