Embarcação de estudantes do Técnico volta ao pódio em competição no Mónaco

A equipa do Técnico Solar Boat (TSB) alcançou o 2.º lugar na classe solar com a embarcação São Rafael 03.

Dois anos depois, o Técnico Solar Boat (TSB) voltou ao pódio do Monaco Energy Boat Challenge, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Solar, entre 48 participantes de 25 países. Nesta classe competem embarcações elétricas movidas a energia produzida através de painéis fotovoltaicos. O São Rafael 03 conta com painéis fabricados pela própria equipa composta por 60 estudantes do Instituto Superior Técnico.

Na sua 8.ª participação, a equipa portuguesa arrecadou ainda o Eco-Conception Prize pelo design da embarcação São Miguel 02 – movido a hidrogénio e apresentado no dia 12 de junho de 2024 – e as escolhas sustentáveis feitas na construção do mesmo. Este protótipo sucedeu ao São Miguel 01, primeiro barco a hidrogénio desenvolvido em Portugal.

Miguel Gil, Team Leader deste núcleo de estudantes, considera este “apenas mais um passo naquele que é um caminho emocionante para o Técnico Solar Boat, à medida que estabelecem objetivos cada vez mais ambiciosos para um futuro sustentável”, explica em comunicado.

O TSB foi fundado em 2015 e tem na Monaco Energy Boat Challenge a principal competição em que participa. A classificação agora obtida iguala a de 2019 com o antecessor São Rafael 03 a que se seguiu um 3.º lugar em 2021.

O Monaco Energy Boat Challenge é uma competição de embarcações elétricas movidas a energias renováveis, organizado pelo Yacht Club de Monaco.