O Centro de Congressos de Lisboa acolheu no passado dia 16, 17 e 18 de maio o Encontro Ciência’22. A data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 16 de maio foi marcado pela celebração do Dia Nacional dos Cientistas. 2022 foi também o ano em que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) celebrou 25 anos. O Técnico marcou uma forte presença neste encontro anual de ciência, tecnologia e inovação, em Portugal.
“Construir o Futuro com a Ciência” foi o mote para a abordagem dos principais temas de investigação que estão no foco das unidades de investigação e desenvolvimento em Portugal. Durante três dias, o evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a interação de todos os participantes e estimular a existência de novas interações interdisciplinares.
O país que participou ativamente no encontro foi o Egito, como convidado oficial para esta edição, numa série de sessões plenárias e temáticas, passando também por demonstrações online. As sessões incluem temas associados às missões da União Europeia, mas incluem também os principais desafios globais que o mundo enfrenta atualmente. A participação de oradores internacionalmente reconhecidos nas suas áreas, quer de Portugal quer do Egito, visa incentivar a colaboração entre os dois países.
Da parte do Técnico, estiveram presentes os seguintes oradores e respetivas unidades de investigação:
- Biljana Sljukic, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
- Carmen Bacariza, Centro de Química Estrutural (CQE) – Pesquisa de Dióxido de carbono: “From separation to capture and conversion into greener fuels and chemicals”
- Diogo M.F. Santos, CeFEMA
- Guilherme Raposo, Pós-Doutoramento no GRIT – “GRavitation In Técnico”, grupo parte do Center for Astrophysics and Gravitation (CENTRA): “Explorar a gravidade forte com o GRIT”
- Helena Moniz, Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID)
- Inês Lynce, CMU Portugal, INESC-ID: Moderação da sessão
- João Seixas, CeFEMA, professor associado do DF: Moderação da sessão
- João Sousa, Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC): Link para a sessão “Laboratórios Analíticos na Indústria 5.0”
- John Mendonça, CMU Portugal Ph.D. afiliado candidato em Tecnologias da Linguagem no Técnico e CMU
- José Saldanha Matos, Técnico
- José Santos-Victor, Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e Laboratory for Robotics and Engineering Systems (LARSyS)
- Leonardo Azevedo, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA): Link para a sessão “Ciência espacial de dados para auxiliar na gestão da pandemia COVID-19”
- M. F. Montemor, CQE
- Maria Casimiro, Doutorado com Duplo Grau, candidato a Engenharia de Software no Técnico, INESC-ID e CMU
- Marta Fajardo, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), professora associada do DF: “Imagem 3D em Raios-X numa só exposição”
- Patrícia Gonçalves, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), DF do Técnico (em “joint-appointment” com o DECN): “Da Física de Partículas para a Saúde, e até ao Espaço”
- Pedro Lima, ISR e LARSyS: Link para a sessão “Veículos Aéreos e Terrestres Autónomos para Operações em Ambientes Exteriores”
- Sónia Cunha, Paulo Ferrão, Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), LARSyS
- Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), professora associada do DF: “Sensores magnéticos para ler o invisível: desde a localização de precisão até à robótica”
- Tiago Domingos, João Santos, Marco Vittorio Ecclesia, Laura Felício, Ricardo Pinto, Tânia Sousa – Marine Environment & Technology Center (MARETEC), LARSyS
Receberam pelas mãos de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a Medalha de Mérito Científico, Bernardo Herold, professor jubilado do Técnico e a professora Maria João Bebianno, licenciada em Engenharia Química pelo Técnico, atualmente professora catedrática da Universidade do Algarve. A medalha destina-se a premiar os profissionais que se tenham distinguido através de um valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.
O Ciência 2022 incluiu 6 sessões plenárias e 66 sessões temáticas dedicadas a empresários, investigadores, estudantes e público em geral e foi promovido pela FCT em colaboração com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, a Ciência Viva e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.