Encontro Ciência’22 conta com uma forte presença do Técnico

“Construir o futuro com a ciência” foi o mote do Ciência’22, que contou com uma forte presença do Técnico no fórum com a duração de três dias.

O Centro de Congressos de Lisboa acolheu no passado dia 16, 17 e 18 de maio o Encontro Ciência’22. A data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 16 de maio foi marcado pela celebração do Dia Nacional dos Cientistas. 2022 foi também o ano em que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) celebrou 25 anos. O Técnico marcou uma forte presença neste encontro anual de ciência, tecnologia e inovação, em Portugal.

“Construir o Futuro com a Ciência” foi o mote para a abordagem dos principais temas de investigação que estão no foco das unidades de investigação e desenvolvimento em Portugal. Durante três dias, o evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a interação de todos os participantes e estimular a existência de novas interações interdisciplinares.

O país que participou ativamente no encontro foi o Egito, como convidado oficial para esta edição, numa série de sessões plenárias e temáticas, passando também por demonstrações online. As sessões incluem temas associados às missões da União Europeia, mas incluem também os principais desafios globais que o mundo enfrenta atualmente. A participação de oradores internacionalmente reconhecidos nas suas áreas, quer de Portugal quer do Egito, visa incentivar a colaboração entre os dois países.

Da parte do Técnico, estiveram presentes os seguintes oradores e respetivas unidades de investigação:

Receberam pelas mãos de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a Medalha de Mérito Científico, Bernardo Herold, professor jubilado do Técnico e a professora Maria João Bebianno, licenciada em Engenharia Química pelo Técnico, atualmente professora catedrática da Universidade do Algarve. A medalha destina-se a premiar os profissionais que se tenham distinguido através de um valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

O Ciência 2022 incluiu 6 sessões plenárias e 66 sessões temáticas dedicadas a empresários, investigadores, estudantes e público em geral e foi promovido pela FCT em colaboração com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, a Ciência Viva e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.