Ciência e Tecnologia

Equipa do ISR integra comitiva nacional do RoboCup 2018

O campeonato mundial de robôs, divide-se em várias categorias, e reúne mais de 4 mil participantes. O Gasparzinho é o robô que representará Portugal na categoria @Home.

E se a hipótese de trazermos a taça do campeonato do mundo também estivesse nas mãos de alunos do Técnico? Não, não temos convocados na seleção nacional e também não estamos a falar de futebol, mas sim de uma equipa de robótica do Técnico que rumou a Montreal, no Canadá, para defender as cores lusas no Campeonato Mundial de Robótica – RoboCup 2018. A equipa do Instituto de Sistemas e Robótica(ISR) do Técnico, a SocRob, integra a comitiva portuguesa composta por alunos, professores e investigadores e mais de duas dezenas de robôs de diversos locais do país. No total mais de trinta alunos de escolas e universidades portuguesas estão já em Montreal a defender as cores lusas no Campeonato Mundial de Robótica – RoboCup 2018, uma competição que se estende até 22 de junho e que reúne mais de 4 mil participantes, de mais de 35 países, entre os quais alguns dos maiores especialistas internacionais na área da robótica e inteligência artificial (IA).

O campeonato coloca à prova as capacidades de construção e programação de 5 mil robôs, distribuídos pelas diversas ligas. Para trazerem troféus para território nacional os robôs terão que se destacar a jogar futebol, enfrentar desafios de busca e salvamento, ou ainda a cumprir tarefas domésticas de uma forma completamente autónoma. É nesta última categoria que a SocRob compete, com 6 membros na equipa local e 9 na remota, e usando as habilidades do Mbot, mais conhecido por Gasparzinho. O robô do ISR já participa desde 2015 devendo mostrar as suas habilidades em interagir com humanos e manipular objetos de um apartamento real, com divisões e mobília.

O apuramento para este mundial foi feito no Festival Nacional de Robótica, no passado mês de abril, e além do Técnico que representa a Universidade de Lisboa, também a Universidade de Aveiro, Minho e Porto compõem o lote de participantes, assim como o Agrupamento de Escolas de Amares, Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, Torres Vedras, Escola Secundária de Barcelinhos, de Barcelos e a Escola Profissional CENFIM, de Oliveira de Azeméis.