Estratégia Nacional para o Espaço debatida no Técnico

O objetivo destas sessões é ouvir os vários intervenientes no setor do Espaço e definir a Estratégia Nacional, durante o próximo ano.

A discussão sobre os grandes desafios da Agência Espacial Europeia, (Agenda ESA 2025), e a sua articulação com a Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Space 2030), arrancou esta terça-feira, dia 2 de novembro de 2021, no Instituto Superior Técnico.

As boas-vindas da sessão Portugal e a Estratégia de Desenvolvimento da Agência Espacial Europeia, ESA – Apresentação e Discussão, ficaram a cargo do Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, que realçou a importância deste debate, e do Coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, professor Fernando Lau, que se referiu ao “orgulho que o Técnico tem em formar alunos em Aeroespacial há mais de 20 anos”.

Começando por dizer “eu sou antigo aluno do Técnico”, o engenheiro Ricardo Conde, Presidente da Portugal Space, referiu-se ao posicionamento que Portugal deve ter em matéria de Espaço que é o de “crescer neste setor”. A este respeito, Ricardo Conde referiu que existem já cerca de 60 instituições nacionais ligadas ao setor do Espaço. A forma como Portugal se deve posicionar globalmente no setor do Espaço passa, na opinião de Ricardo Conde, por ter uma estratégia “sempre alinhada com a Europa”.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, iniciou a sua intervenção afirmando que “começa hoje aqui o debate que vai continuar no próximo ano”. Manuel Heitor referiu-se ainda à evolução da participação de Portugal no setor do Espaço, dando como objetivo multiplicar por dez, nos próximos dez anos, o que foi feito nos últimos 10.

A sessão contou ainda com um debate com a audiência em que foram abordados temas como as comunicações quânticas, o lixo espacial, a inteligência artificial e, claro, a estratégia que Portugal deverá ter para o Espaço.