Ciência e Tecnologia

Estratégias e dicas a seguir na redação de reivindicações

A iniciativa "Dias da PI@Técnico" continua a trazer à escola vários especialistas da área que desvendam alguns truques fulcrais nos processos de comunicação de invenção e criação.

O Núcleo de Propriedade Intelectual do Técnico, inserido na Área de Transferência de Tecnologia, continua a investir na disseminação da informação acerca da propriedade intelectual junto da comunidade do Técnico. Para tal realizou-se esta terça-feira, 26 de setembro, mais uma sessão da iniciativa Dias da PI@Técnico. Ronaxa Onofrei, examinadora do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), foi desta feita a convidada e esclareceu os presentes sobre os mais variados aspetos relacionados com a Redação de Reivindicações.

A examinadora valeu-se da sua experiência para explicar inúmeros detalhes que fazem a diferença na elaboração do texto que suporta as reivindicações. A clareza, o uso correto das categorias de reivindicação, a importância dos verbos e da sua conjugação adequada na construção frásica, foram alguns dos truques revelados pela engenheira Roxana Onofrei.“É importante que o requerente responda à pergunta como. Como é que a sua invenção executa determinada tarefa”, afirmou.

Foi na demonstração das diferenças entre reivindicações dependentes e independentes que a examinadora do INPI mais se demorou, explicando que ” as dependentes contém todas as caraterísticas técnicas das quais dependem, e por sua vez as independentes contêm todas as caraterísticas essenciais da invenção”. Deixando sempre espaço para os participantes da sessão colocarem dúvidas, realçou o cuidado necessário para proteger corretamente as patentes expondo a importância e o cuidado a ter na formulação das reivindicações neste processo, uma vez que estas “funcionam como cercas tecnológicas”.