Ciência e Tecnologia

Estudante de Doutoramento do Técnico ganha prémio internacional na área dos materiais avançados

Duarte Esteves alcançou distinção internacional que reconhece qualidade da investigação desenvolvida no Técnico.

Duarte Esteves, estudante de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), foi distinguido com o NIMB Young Researcher Award na 22.ª Edição da Conferência Internacional Radiation Effects in Insulators (REI), que teve lugar em Madrid, entre 8 e 13 de junho de 2025. A distinção, patrocinada pela revista Nuclear Instruments and Methods in Physics Research Section B (NIMB) da Elsevier, reconheceu uma das duas melhores apresentações orais realizadas por estudantes de doutoramento durante o evento.

A apresentação premiada, intitulada “Anisotropic structural effects in Cr-implanted β-Ga₂O₃ single-crystals”, resulta de uma colaboração entre o Técnico e instituições internacionais como as Universidades de Helsínquia e Oslo, bem como o Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf. O trabalho de investigação de Duarte Esteves centra-se no impacto estrutural da implantação de iões de crómio (Cr) em monocristais de óxido de gálio (β-Ga₂O₃), um semicondutor emergente com elevado potencial para aplicações futuras.

O projeto tem como objetivo aprofundar a compreensão dos fundamentos físicos de um processo que está a ser desenvolvido no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico, sob a orientação dos investigadores Katharina Lorenz e Marco Peres, visando a produção de microtubos e nanomembranas de óxido de gálio através da implantação iónica. Estas estruturas poderão ser aplicadas, no futuro, em dispositivos como detetores de radiação ultravioleta e sensores de gases.

“A compreensão profunda dos efeitos estruturais provocados pela implantação iónica é essencial para otimizar as propriedades dos materiais e garantir o seu desempenho em aplicações específicas”, sublinha Duarte Esteves.

Organizada desde 1981, a conferência REI reúne, a cada dois anos, a comunidade científica internacional dedicada ao estudo dos efeitos da radiação — como iões e neutrões — em materiais isolantes e não-metálicos. Este fórum científico dá destaque tanto à investigação fundamental como às suas aplicações tecnológicas.