Duarte Esteves, estudante de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), foi distinguido com o NIMB Young Researcher Award na 22.ª Edição da Conferência Internacional Radiation Effects in Insulators (REI), que teve lugar em Madrid, entre 8 e 13 de junho de 2025. A distinção, patrocinada pela revista Nuclear Instruments and Methods in Physics Research Section B (NIMB) da Elsevier, reconheceu uma das duas melhores apresentações orais realizadas por estudantes de doutoramento durante o evento.
A apresentação premiada, intitulada “Anisotropic structural effects in Cr-implanted β-Ga₂O₃ single-crystals”, resulta de uma colaboração entre o Técnico e instituições internacionais como as Universidades de Helsínquia e Oslo, bem como o Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf. O trabalho de investigação de Duarte Esteves centra-se no impacto estrutural da implantação de iões de crómio (Cr) em monocristais de óxido de gálio (β-Ga₂O₃), um semicondutor emergente com elevado potencial para aplicações futuras.
O projeto tem como objetivo aprofundar a compreensão dos fundamentos físicos de um processo que está a ser desenvolvido no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico, sob a orientação dos investigadores Katharina Lorenz e Marco Peres, visando a produção de microtubos e nanomembranas de óxido de gálio através da implantação iónica. Estas estruturas poderão ser aplicadas, no futuro, em dispositivos como detetores de radiação ultravioleta e sensores de gases.
“A compreensão profunda dos efeitos estruturais provocados pela implantação iónica é essencial para otimizar as propriedades dos materiais e garantir o seu desempenho em aplicações específicas”, sublinha Duarte Esteves.
Organizada desde 1981, a conferência REI reúne, a cada dois anos, a comunidade científica internacional dedicada ao estudo dos efeitos da radiação — como iões e neutrões — em materiais isolantes e não-metálicos. Este fórum científico dá destaque tanto à investigação fundamental como às suas aplicações tecnológicas.