Conhecidos os seis vencedores do Lens Festival Awards da rede social Snapchat, o reconhecimento de “Lente Inovadora do Ano” foi atribuído a Inês Lúcio, estudante do Mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico. A lente que desenvolveu, a Head Anatomy Lens, promete ajudar os utilizadores da rede social a estudar anatomia, apresentando as suas estruturas faciais – como músculos e ossos – legendadas e em detalhe, e conta já com mais de 140 mil utilizações.
“Sinto-me muito honrada por ver uma comunidade tão prestigiada de criadores de Realidade Aumentada escolher a minha lente para um dos seis prémios. É um verdadeiro impulso para continuar a trabalhar neste projeto”, afirma Inês Lúcio, que o desenvolve no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI). Para construir a lente, aplicou uma mistura de competências artísticas em ferramentas de ilustração com o conhecimento técnico do Lens Studio, a ferramenta de desenvolvimento de Realidade Aumentada do Snapchat.
Os interesses de investigação de Inês Lúcio centram-se nos mapas de conhecimento em diversos meios interativos, particularmente como ferramentas educacionais com impacto na aprendizagem de anatomia. Supervisionada por Daniel Simões Lopes, professor do Técnico, e por Renata Raidou (TU Wien), com a colaboração de Pedro Rodrigues (Instituto Universitário Egas Moniz), a aluna planeia aprofundar e expandir esta lente, cobrindo mais aspetos da anatomia da cabeça, como nervos e vasos.
O Lens Festival Awards procura celebrar a inovação e o talento na indústria de Realidade Aumentada (RA). Tem como critérios de avaliação das lentes a utilidade, a inovação, a sofisticação tecnológica e o entusiasmo trazido aos utilizadores do Snapchat.