Ciência e Tecnologia

Estudantes do Técnico apresentam novo foguete: “Camões” vai competir entre os melhores da Europa

Foguete criado pelo grupo RED (Rocket Experiment Division), do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico (AeroTéc), foi apresentado em Lisboa.

É o mais avançado veículo criado até ao momento pelo Rocket Experiment Division (RED), equipa constituída por estudantes de vários cursos do Instituto Superior Técnico e inserida no Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc). Foi apresentado a 12 de julho, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. O rocket “Camões” é mais robusto e confiável que os seus seis antecessores e está praticamente pronto para competir no European Rocketry Challenge (EuRoC) 2023, na categoria de 3000 metros de altitude. “Este ano, voar mais alto só será possível alcançando a vitória”, aponta Duarte Lopes, um dos estudantes responsáveis pela equipa. Para além do espírito poético e competitivo, o “Camões” levará também três experiências científicas a bordo, resultantes de concursos de ideias lançados à comunidade, tornando-se o veículo com maior capacidade de transporte alguma vez realizado pelo projeto. Atualmente, a missão está em fase de testagem intensiva e montagem, de forma a garantir que todos os subsistemas funcionam isoladamente, o que será um preâmbulo para um futuro teste de lançamento.

O evento de apresentação teve como objetivo realçar o papel de Portugal, das Universidades e dos estudantes na Exploração Espacial, contando com a presença de Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico, e de Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa (AEP), bem como outros alunos, professores e patrocinadores do projeto.

Na cerimónia de quarta-feira, o Presidente do Técnico não poupou a equipa a uma série de elogios. “Dar aulas ao curso de Engenharia Aeroespacial é um privilégio enorme. Estou totalmente confiante de que quem consegue, como vocês, fazer coisas como o Rocket Experiment Division, conseguirá fazer tudo”. Aproveitou ainda para sublinhar que, no que concerne a este tipo de projetos, “o Técnico nunca para, é sempre dinâmico e há sempre coisas a acontecer”.

O projeto nasceu em 2017, fruto de uma iniciativa de dois alunos do curso de Engenharia Aeroespacial que pretendiam complementar os conhecimentos teóricos lecionados na licenciatura com uma vertente mais prática. Ao longo dos anos, o Rocket Experiment Division já desenvolveu vários foguetes, incluindo Blimunda (2021) e Baltasar (2022), este último tornando-se o primeiro rocket projetado por uma equipa universitária portuguesa a ser lançado e recuperado com êxito.

A equipa prepara-se para competir no European Rocketry Challenge, competição que decorrerá entre 10 e 16 de outubro no município de Constância, no Ribatejo. O evento foi criado em 2020 pela Agência Espacial Portuguesa e reúne anualmente várias equipas a nível europeu, contando já com várias edições.