Explora os Materiais com novas demonstrações em ano de grande sucesso

Durante duas semanas, a iniciativa do NEMat recebeu 1600 jovens do Ensino Secundário, atuando em parceria com a Semana da Física, que decorre esta semana no átrio do Pavilhão Central.

O Salão Nobre do Instituto Superior Técnico tem sido ocupado, nas últimas duas semanas, pelo Explora os Materiais, uma iniciativa do NEMat – Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais, que tem como objetivo dar a conhecer “a abrangência e versatilidade do curso através de demonstrações práticas” de Engenharia de Materiais.

Destinado a alunos do Ensino Secundário, o evento teve, este ano, demonstrações renovadas e novas experiências, que fizeram as delícias dos participantes. “Este ano temos experiências com maior impacto visual, que tiveram uma reação muito positiva”, explica Madalena Garcia, da organização, antes de mostrar algumas bancas com LED’s, metais ou espumas. “Além disso, conseguimos uma maior adesão das escolas e de monitores, o que é muito bom. É um evento que nos dá muito trabalho, mas é muito gratificante.”

Os jovens participantes têm a oportunidade de abordar áreas da Engenharia Química, Física e Mecânica, em cerca de 20 experiências, que mostram um pouco do que é a Engenharia de Materiais. À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, uma das zonas é dedicada à impressão 3D e conta com o apoio da iniciativa American Corner Portugal.

Depois, podem ainda ver as aplicações práticas desta área na indústria, numa zona destinada a empresas parceiras. “Conseguimos dar a conhecer o curso, mas também as aplicações na indústria, que é uma coisa que eles apreciam sempre muito”, resume Madalena Garcia.

O Explora os Materiais termina esta sexta-feira, dia 24, depois de duas semanas “sem descanso”, para os 30 estudantes de Engenharia de Materiais envolvidos na organização. “É muito tempo, e é muito duro, mas vale a pena. Claro que estamos sempre à procura de mais gente para nos ajudar”: fica o desafio aos alunos do curso.