Gasparzinho distinguido com Menção honrosa

O robot que interage com crianças hospitalizadas foi desenvolvido por investigadores do Técnico.

O robot Gasparzinho continua a amealhar conquistas, tendo no dia 16 de maio recebido uma menção honrosa pela Revista Exame Informática na categoria “Responsabilidade Social”.  Criado pela iDMind e programado e configurado pelo Instituto de Sistemas e Robótica tem uma missão muito especial: combater o isolamento das crianças que estão internadas no IPO, falando e brincando com elas.

Além disso, o robot tem sido utilizado em outros projetos de investigação como por exemplo o INTERIOR CMU-Portugal, que explora o uso de robots autónomos em sessões terapêuticas com crianças autistas. Por sua vez, um dos seus “irmãos” reside no Pavilhão do Conhecimento onde recebe e interage com os visitantes.

O Gasparzinho é o resultado de uma conjugação de soluções tecnológicas complexas e uma série de conceitos extraídos da Psicologia Social. O principal objetivo do projeto era criar um “companheiro de brincadeira” em contexto real e, ao mesmo tempo, que os acompanhasse e estimulasse em atividades lúdicas e educativas. O aspeto do robot foi pormenorizadamente pensado, inspirando-se num inquérito e nos desenhos de 119 crianças e adolescentes de diversas escolas.