Foi inaugurado na passada sexta-feira, 7 de julho, no Instituto Superior Técnico, o Laboratório de Materiais Compósitos (LMC). Na cerimónia esteve presente o professor Arlindo Oliveira, vários membros dos órgãos de gestão da escola e membros da administração do BPI, instituição que apoiou a instalação desta nova infraestrutura laboratorial. Apoiar e suprir necessidades que possam advir da investigação em materiais compósitos desenvolvida no IDMEC, bem como ensino e formação nesta área, oferecidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico são os principais objetivos deste projeto. “Essa lacuna, há muito identificada, vem agora ser colmatada com a criação deste laboratório” como afirma o professor Rogério Colaço, coordenador da área científica de Projeto Mecânico e Materiais Estruturais.
À disposição de alunos, professores e investigadores estão “diversos equipamentos dedicados à produção e processamento de materiais compósitos, nomeadamente de compósitos de matriz polimérica, esperando-se que nos próximos anos, continue a ser investido um montante significativo no seu equipamento”, frisa o coordenador da área científica de Projeto Mecânico e Materiais Estruturais a que o LMC está associado.
Além do apoio à investigação e formação avançada na área de materiais compósitos, o LMC será também útil “na formação em compósitos aos cursos de engenharia de materiais, engenharia mecânica e engenharia aerospacial, dando ainda apoio a projetos de alunos que envolvem fabrico e processamento de materiais compósitos, como é o caso do projeto Fórmula Student”, como explica o professor Rogério Colaço.