Instituto Superior Técnico abre concursos para contratar 150 doutorados

Técnico irá contratar 150 doutorados ao abrigo da Lei do Emprego Científico

As unidades de investigação associadas ao Instituto Superior Técnico irão abrir 150 lugares para investigadores doutorados, ao abrigo da Lei do Emprego Científico, aprovada pela Assembleia de República. O Técnico integra mais de vinte unidades de investigação, acolhidas por diversas instituições privadas sem fins lucrativos, que desenvolvem actividades em todos os seus domínios de actuação, incluindo as diversas áreas de engenharia, a arquitectura, a física e a matemática.

Ao abrigo da Lei do Emprego Científico, irão ser abertos nos próximos dois meses mais de 150 concursos para investigadores que irão participar em projetos de investigação científica, por períodos que poderão ir até seis anos. Estas posições serão abertas para funções até agora desempenhadas por bolseiros de pós-doutoramento, dando cumprimento à intenção do governo de combater a precariedade e reservar as bolsas de pós-doutoramento apenas para atividades de formação inicial na carreira científica.

Uma fração significativa dos custos decorrentes destas posições será suportada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de acordo com o disposto na lei, sendo as restantes suportadas por fundos próprios das instituições do grupo IST.

Os doutorados que agora concorrerão a estas posições temporárias poderão também vir  a concorrer a uma das 250 posições permanentes que o IST abrirá nos próximos cinco anos, para a carreira docente e de investigação, de acordo com o planeamento plurianual de contratação em vigor.

Estas contratações contribuirão para manter e reforçar as actividades de investigação e desenvolvimento do Instituto Superior Técnico, que têm contribuído para os excelentes resultados obtidos em termos de projecção nacional e internacional e que conduziram, entre outros, ao posicionamento do IST entre as melhores 50 escolas de engenharia mundiais, de acordo com o último ranking da US News.