Acesso ao Ensino Superior: Técnico abre 1526 vagas para 2020/2021

O número de vagas disponíveis no Instituto Superior Técnico aumentou, e os cursos da escola que habitualmente registam maior média de entrada poderão receber mais alunos este ano.

A 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNAES) 2020/2021 arranca esta sexta-feira, 7 de agosto. O Instituto Superior Técnico disponibiliza este ano 1526 vagas para licenciatura e mestrados integrados nas mais variadas áreas da engenharia.

Os dados foram disponibilizados na semana passada pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), e dão a conhecer  um aumento global de 1% no número de vagas no ensino superior, sendo o Técnico é uma das instituições que beneficiou deste aumento. No total, a escola disponibiliza agora mais 53 lugares que no ano no letivo transato. Os cursos cujo número de vagas foi aumentado são aqueles que habitualmente registam as médias de entrada mais alta: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Física e Tecnológica, Matemática Aplicada e Computação e Engenharia Biomédica.

Dos 4 cursos do Técnico que dispõem agora de mais vagas aquele que registou um maior aumento face ao ano letivo de 2019/2020 foi o de Engenharia Aeroespacial que conta este ano com 110 vagas (mais 18 que no ano anterior). Engenharia Física e Tecnológica disponibiliza 83 vagas, registando um aumento de 14 lugares. Por sua vez, Engenharia Biomédica dispõe 13 novas vagas e Matemática Aplicada e Computação conquistou mais 8 vagas, contando com um total de 79 e 46 vagas, respetivamente.

No total, as instituições de ensino superior universitário e politécnico públicas nacionais abrem 51408 vagas para o CNAES 2020/2021, mais 548 do que no ano anterior. A Universidade de Lisboa é a instituição com mais lugares disponíveis (7248), seguida da Universidade do Porto (4173), da Universidade de Coimbra (3284), da Universidade do Minho (2869) e do Instituto Politécnico do Porto (2861).

A 1.ª fase de candidaturas decorre entre 7 e 23 de agosto, mais tarde do que o habitual devido à pandemia de covid-19.  Seguem-se mais duas fases, entre 28 de setembro a 9 de outubro (2.ª fase) e de 22 a 26 de outubro (3.ª fase).

A candidatura ao CNAES deverá ser realizada através do sistema online disponibilizado no sítio da DGES.

As razões para estudar no Técnico são várias e todas elas cativantes. Junta-te a nós  e prepara-te para uma vida repleta de conquistas.