Ciência e Tecnologia

InTele: Uma iniciativa para formar novos alunos na área das telecomunicações

Dotar os alunos de oportunidades para se poderem formar na área das telecomunicações foi um dos objetivos da assinatura do protocolo InTele, no Técnico

Esta terça-feira, dia 17 de maio, assinalou-se como em todos os anos o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. E não poderia existir melhor data do que esta para o Técnico assinar o protocolo InTele. Dez foram as empresas que disseram “Sim!” quanto a proporcionar condições para formar recursos na área das Telecomunicações e marcaram presença na sala de reuniões do pavilhão central.

“A InTele pretende responder a uma necessidade que existe dos dois lados: formar recursos para responder às necessidades das empresas e captar alunos à saída das licenciaturas e proporcionar condições atrativas para captar estudantes para a área das telecomunicações”, referiu o professor Luís Correia, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do INESC-ID, depois da abertura da sessão pelo professor Pedro Amaral, Vice-Presidente para Ligações Empresariais e Operações.

Sendo esta uma área em constante evolução e com o aparecimento de novas tecnologias, as empresas cada vez mais sentem a necessidade de captar novos recursos para esta área, sob pena de não conseguirem acompanhar a evolução tecnológica a par de outros países, “situação que nem sempre tem sido percecionada pelos nossos alunos”, salientou Alberto Santos-Vítor, docente do DEEC.

Seguiu-se a assinatura de protocolos. Celfinet, Cisco, Ericsson, Infinera, MEO, Nokia, NOS, Thales, Huawei e Vodafone, avançaram, uma a uma, em direção à mesa onde assinaram o protocolo com o Técnico, naquela que é uma das vias para alcançar o sucesso coletivo nas telecomunicações – apostar na criação de talentos no setor.

Seguiu-se uma intervenção do engenheiro Sérgio Catalão, Country manager da Nokia Portugal e alumnus do Técnico, que após agradecer a oportunidade de fazer a sua intervenção em representação do setor, disse acreditar “que o sucesso coletivo do setor do passado deve servir de estímulo para o futuro. Um futuro que estamos a iniciar através de um novo ciclo onde há uma oportunidade no setor ainda maior”, reforçando que “as telecomunicações não são um setor de incertezas”, reforçado pelo aparecimento da rede 5G e outras tecnologias que se aplicam aos mais diversos setores económicos.

O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço fechou a sessão com uma palavra de agradecimento, reforçando que “não se cumpre esta missão sem que esta seja uma universidade aberta. O Técnico está aberto às empresas, ao tecido económico, às famílias e ao talento”.