Rui Sampaio, investigador e professor do Instituto Superior Técnico, foi premiado durante a 14.ª edição da International Conference for Technology of Plasticity (ICTP 2023; ‘Conferência Internacional de Tecnologia de Plasticidade’, em português), decorrida em França entre 24 e 29 de setembro. A conferência é promovida trienalmente pela Japanese Society for Technology of Plasticity (JSTP; ‘Sociedade Japonesa de Tecnologia de Plasticidade’) desde 1984, tendo este ano reunido cerca de 600 especialistas internacionais de tecnologia da deformação plástica, ramo da Engenharia Mecânica.
O engenheiro laureado apresentou-se como candidato nacional ao JSTP Award for Young Researchers (ou ‘Prémio JSTP para Jovens Investigadores’) juntamente com João Pragana, sendo ambos professores do Técnico e membros do Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC). Os dois investigadores foram incluídos na lista preliminar de 17 candidatos selecionados para a atribuição do prémio e Rui Sampaio acabou por ser um dos três jovens premiados nesta edição, com uma apresentação intitulada “Characterization of Fracture Forming Limits through Radial Extrusion” (‘Caracterização dos limites de enformabilidade à fractura através de extrusão radial’).
“A receção do prémio é uma grande honra”, revela Rui Sampaio. O investigador considera que o galardão “é uma prova de que estamos ao nível das melhores escolas e centros de investigação mundiais na área dos processos de fabricos”, servindo como “testemunho à dedicação e trabalho árduo” desenvolvido pela equipa que integra. Destaca ainda o “papel fundamental” do Técnico no seu percurso, com especial apreço pelo “ambiente estimulante e de espírito crítico” induzido pela comunidade escolar. “Estou profundamente grato pelas oportunidades que o Técnico e os meus orientadores e colegas me proporcionaram”, afirma.