Ciência e Tecnologia

Investigadoras do Técnico vencem “Best Paper Award”

A equipa composta pelas professoras Ana Póvoa e Ana Carvalho e pela aluna de doutoramento Cátia da Silva foi distinguida pela EURO - Association of European Operational Research Societies.

O artigo “Opportunities and challenges in sustainable supply chain: An operations research perspective” assinado pelas investigadoras Ana Póvoa, Ana Carvalho e Cátia da Silva foi distinguido com o EURO Award de 2020 for the Best EJOR Paper (EABEP), na categoria “Review”. O objetivo do prémio é distinguir os melhores trabalhos publicados na European Journal of Operational Research (EJOR), uma das mais importantes revistas científicas da área de investigação operacional.

“Sentimo-nos muito honradas e felizes, pois este trabalho, que foi um verdadeiro trabalho de equipa, é um reconhecimento internacional muito importante”, declara a professora Ana Póvoa em nome da equipa vencedora. Para a docente, este prémio “demonstra a qualidade do trabalho que se faz na área de Operações, Logística e Gestão de Cadeias de Abastecimento – OpLog no Centro de Estudos e Gestão do Técnico”. A autora do artigo premiado faz questão de salientar “que este trabalho não foi só um trabalho nosso, mas de todo o grupo OpLog, o qual nos criou as condições para desenvolver e discutir construtivamente muitas das ideias abordadas neste artigo”.

O trabalho distinguido aborda o tema da Gestão de Cadeias de Abastecimento Sustentáveis, e a forma como este tem sido tratado pela comunidade científica utilizando métodos de Investigação Operacional. “Cadeias de abastecimento, são sistemas logísticos complexos que envolvem muitas entidades- fornecedores, produtores, retalhistas entre outros-  e garantem o abastecimento de todos os bens à sociedade”, explica a professora Ana Póvoa.  “São por isso sistemas muito importantes, mas também muito difíceis de gerir”, adiciona, imediatamente de seguida.

Na investigação, que está na base deste artigo, as investigadoras estudam “como estes sistemas podem através do auxílio de métodos de investigação operacional – que funcionam como ferramentas de apoio à gestão –  ser construídos e geridos de forma a garantir simultaneamente:  a satisfação dos seus clientes, o lucro das entidades envolvidas, a minimização dos seus impactes ambientais, e a maximização dos seus impactes sociais. Desta forma tornam-se sustentáveis contribuindo para o bem-estar da sociedade”, declara a docente do Técnico.

Esta distinção é atribuída por um júri internacional que analisa os vários artigos publicados na revista científica. Os critérios para a avaliação dos trabalhos são: a qualidade científica do trabalho, a originalidade, e a relevância para a Investigação Operacional. “Segundo o júri a relevância do tema e o grau de inovação, detalhe e análise crítica que este trabalho apresenta, bem como a identificação dos desafios científicos mais relevantes na área conjugaram-se para tornar este trabalho ganhador”, partilha a professora Ana Póvoa, revelando que estas considerações foram recebidas pela equipa de investigadoras com “uma enorme satisfação”.