A cidade francesa de Nancy reuniu, entre 24 a 28 de novembro, 32 grupos de investigação europeus, 50 robots, 18 equipas de robótica e cerca de 500 cientistas e profissionais das áreas de Inteligência Artificial (IA) e robótica. Entre eles, na Competição Robótica euROBIN, esteve uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) – a equipa SocRob@Home – que integrou a comissão organizadora e recebeu um terceiro lugar honorário neste encontro científico.
Rodrigo Serra, líder da equipa SocRob@Home e investigador do ISR-Lisboa integrado no projeto euROBIN, explicou a participação do Técnico: “Participámos na Service Robots League com o objetivo de enfrentar um dos maiores desafios da robótica: desenvolver módulos de software que sejam reutilizáveis em várias plataformas e tarefas de robots, com uma flexibilidade e robustez excecionais. Para além da competição, tivemos o privilégio de colaborar e aprender com algumas das melhores instituições europeias, incluindo o Centro Aeroespacial Alemão, o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, o INRIA e muitas outras”.
O concurso euROBIN Competition foi realizado no âmbito da prestigiada conferência HUMANOIDS 2024, com o objetivo de mostrar os mais recentes avanços da Europa em robótica e IA, em três áreas-chave: manipulação industrial, navegação exterior e interação doméstica.
Pedro Lima, professor do Técnico, presidente do ISR-Lisboa e investigador responsável pelo projeto europeu euROBIN, considera que “a relevância e o impacto das contribuições da equipa do ISR/Técnico não devem ser subestimados”. “O conceito de coopetição (competição cooperativa) como forma de motivar as equipas a desenvolver módulos facilmente transferíveis e reutilizáveis em plataformas robóticas foi calorosamente elogiado pelo Presidente da Unidade de Excelência em IA e Robótica da Comissão Europeia e pelos avaliadores do projeto, sublinhando que este poderia ser um novo conceito a ser utilizado em todos os projetos financiados pela UE em Robótica”, complementa.
O evento destacou tecnologias de ponta através de demonstrações ao vivo, competições cooperativas e atividades de envolvimento do público, incluindo workshops, visitas guiadas e mesas redondas.
A SocRob@Home, uma equipa constituída por alunos do Instituto Superior Técnico e investigadores do ISR-Lisboa, tem acumulado prémios, como um pódio na RoboCup 2024 e um segundo lugar na RoboCup@Home em 2023.
*Texto em colaboração com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)