Dois investigadores do Instituto Superior Técnico, Ana Filipa Matos e Rui Galhano dos Santos, receberam menções honrosas na terceira edição dos Prémios Alfredo da Silva pelos projetos que desenvolveram na área da sustentabilidade e empreendedorismo. Os prémios, atribuídos pela Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, foram entregues no dia 30 de junho.
Ana Filipa Matos (Técnico / Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)) apresentou Fueling Innovation, uma iniciativa que pretende otimizar a avaliação da degradação de condutas de hidrogénio verde, promovendo uma utilização mais segura e tornando a sua operação mais eficaz. A investigadora declara que o prémio é um reconhecimento do seu trabalho e da excelência dos investigadores com quem colabora, acrescentando que “a criatividade dos investigadores contribui de forma crucial para o progresso da ciência e para a melhoria das condições de vida da sociedade”.
Rui Galhano dos Santos (Técnico / Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)) apresentou Bio2Value, um projeto que tem como objetivo estudar a viabilidade da conversão de biomassa e resíduos em bio-óleo passível de ser utilizado em aplicações como combustíveis, hidrogénio, materiais e outras vertentes. A iniciativa prima pela valorização e reaproveitamento de matérias, recorrendo a conceitos como biorefinaria, sustentabilidade e circularidade e contribuindo também para o seu desenvolvimento e implementação.
“Sinto-me profundamente honrado com este reconhecimento. Serve como um testemunho da dedicação incansável e do compromisso inabalável, meu e de toda a minha equipa, no desenvolvimento de soluções sustentáveis”, afirma o investigador. A menção honrosa serve-lhe ainda de encorajamento para “continuar a desenvolver investigação de alta qualidade, com o objetivo de contribuir para um futuro sustentável”.