Ciência e Tecnologia

Jovens do Município de Loures partiram à descoberta da engenharia aplicada à saúde

Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico tiveram a oportunidade de aprender sobre a aplicabilidade da engenharia, participar em quizzes e até houve lugar para um escape room.

Ainda não eram 10h da manhã do dia 16 de maio e já existiam diversos alunos em espera para entrar na sessão online dos Desafios de Engenharia, que decorreu exclusivamente online e se realizou na Semana da Educação. A edição de 2022 contou com uma palestra sobre a aplicabilidade da engenharia e da inteligência artificial na saúde, promovido por Ana Teresa Freitas, docente do Técnico e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), e um Quizz organizado pelo Técnico. No dia 20 de maio realizou-se uma prova final, através da participação dos alunos numa escape room virtual.

O evento contou com 297 alunos de diversas turmas do 7.º, 8.º e 9.º ano de 13 agrupamentos de escolas e partiu de uma iniciativa do Instituto Superior Técnico em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

“Quem é que gostaria poder adivinhar o futuro? “, “O que é a medicina?”, “O que é a inteligência artificial?” e “O que é que os smartwatches fazem?” foram as perguntas de partida para a primeira parte de um primeiro dia cheio de desafios.

A professora Ana Teresa Freitas explicou que através da inteligência artificial é possível saber qual é o melhor fármaco e minimizar efeitos secundários. “Os médicos têm cada vez mais que acompanhar os doentes na saúde e na doença. Estamos cada vez mais numa ótica da saúde preventiva”, esclareceu a docente.

Através da imagem médica, da otimização de processos clínicos, o próprio diagnóstico médico e a educação médica, a inteligência artificial está a entrar gradualmente na prática da medicina do século XXI – uma medicina personalizada, preventiva, precisa e participativa. E é dessa forma que é dado o contributo através das diversas áreas de engenharia.

A segunda parte do dia contou com um Quizz dinamizado por estudantes do Técnico, em representação do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) e apurou 28 finalistas para a segunda e última fase de desafios.

Na fase final, que decorreu no dia 20 de maio, os alunos foram desafiados a participar numa prova final – um escape room virtual – que os distribuiu por equipas, em diversas salas de zoom, e contou com desafios de raciocínio lógico, matemática e estratégia.

António Marcelino, Assessor do Presidente da Câmara Municipal de Loures e o professor doutor José Marques, Vice-Presidente do Técnico encerraram os Desafios da Engenharia anunciando os finalistas, “os melhores dos melhores”. No final da prova, o grande vencedor foi o Agrupamento de Escolas da Bobadela, seguido do Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, que ocupou o segundo lugar, e o Agrupamento de Escolas do Catujal e Unhos, que ficou em terceiro lugar, respetivamente.

Esta é uma atividade que serve para fomentar o trabalho em equipa e explicar aos alunos como o mundo das engenharias, da matemática, da física e da química podem ter uma aplicação muito vasta, e aproximá-los às principais áreas da engenharia.

Para quem quiser conhecer as diversas áreas de atuação do NAPE, pode consultar todas as atividades e programas disponíveis. A lista de cursos de Licenciatura constitui uma parte da oferta letiva do Técnico, que aposta numa formação contínua dos seus alunos. Para obter acesso a informações académicas, concursos de acesso e programas de mobilidade, basta aceder à secção Estudar no Técnico.