Ciência e Tecnologia

Laboratório de Análises do Técnico integra Plano de Ação AgIR

Grupo de Investigadores do Técnico participará em ação de caraterização das águas residuais hospitalares de Lisboa.

O Laboratório de Análises do Técnico (LAIST) integrará o Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais e Industriais da Grande Lisboa e do Oeste (AgIR). A Professora Margarida Santos Romão, diretora do LAIST, e os investigadores Ricardo Santos e Sílvia Monteiro serão responsáveis pela avaliação de vírus respiratórios e entéricos (que afetam o trato intestinal) e presença de resistências a antibióticos, no âmbito da caraterização das águas residuais hospitalares no concelho de Lisboa.

O AgIR conta com o apoio técnico e financeiro do Fundo Ambiental, no valor de 4,4 milhões de euros e visa diminuir os riscos ambientais associados à presença indevida de agentes poluentes no processo de tratamento das águas. Esta ação de caraterização das águas residuais hospitalares de Lisboa, a decorrer entre 2022 e 2024, receberá o montante de 200 mil euros.

Participam no projeto – liderado pela Águas do Tejo e Atlântico – a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge para a avaliação do impacto ambiental provocado por águas residuais hospitalares da maioria dos grupos hospitalares públicos e privados da região de Lisboa. Direção Geral de Saúde (DGS) e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) atuam como entidades consultivas.