Na sua mais recente avaliação plurianual, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu as notas “Excelente” ou “Muito Bom” a mais de 90% das unidades de investigação associadas ao Instituto Superior Técnico. Os resultados preliminares foram publicados a 15 de abril no site da FCT, estando disponíveis para consulta pública.
Dos 22 centros de investigação e laboratórios associados ao Técnico, 20 garantiram uma avaliação igual ou superior a “Muito Bom”, uma percentagem superior à média de 75% verificada à escala nacional. Ao total de instituições associadas ao Técnico estão alocados mais de 61 milhões de euros de financiamento, no seguimento destas avaliações. Com a classificação máxima – “Excelente” – surgem as unidades de investigação:
- Instituto de Telecomunicações (IT)
- Associate Laboratory of Energy, Transports and Aerospace (LAETA) [Laboratório Associado que inclui o Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC)]
- Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
- Laboratory of Robotics and Engineering Systems (LARSys) [Laboratório Associado que inclui o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) e o Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)]
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID)
- Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
- Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
- Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
- Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST)
- Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
- Centro para a inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Segundo a FCT, “as unidades de investigação são avaliadas periodicamente” por esta organização, “sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte”. Nesta edição, a avaliação realizada incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas unidades entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.
As Unidades com classificação de mérito Excelente ou Muito Bom têm financiamento aprovado de 609,8 milhões de euros para o período de 2025 a 2029. Destes, 110 milhões de euros são financiamento PRR, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.
O Técnico conta com 2013 doutorados integrados nas suas unidades de investigação e, até 2024, com 3349 publicações científicas na rede SCOPUS, fruto do trabalho desenvolvido nas suas unidades de investigação e laboratórios associados.