Ciência e Tecnologia

Os cristais químicos, a geologia e a arte em harmonia num único workshop

Integrado no IV Congresso Internacional da Casa das Ciências, o evento tinha como público alvo professores de todos os ramos das ciências.

Decorreu esta terça-feira, 11 de julho, o workshop “Novas Perspetivas no desenvolvimento de material didático: cristais químicos e reações em zoom in numa abordagem multidisciplinar com ligação à arte”, orientado pela professora Clementina Teixeira. Integrado no IV Congresso Internacional da Casa das Ciências, o workshop contou ainda com apresentações do professor Manuel Francisco Pereira e Hermínio Diogo, que posteriormente orientaram uma visita pelos museus de Geociências do Técnico.

“O nosso objetivo primordial passa por mostrar como os cristais químicos de laboratório interagem na perfeição com a geologia e arte”, começou por dizer a professora Clementina Teixeira antes de prosseguir na espontânea e vasta apresentação com que presenteou os 36 participantes. O crescimento de cristais inorgânicos por nucleação heterogênea (método “on the rocks”) e a Química da Água observada com ampliação em lupas estereoscópicas e microscópios numa simbiótica ligação à arte dominaram a sessão. A professora mostrou ainda algumas das suas aplicações em torno da pintura de Cristina Fontoura Carvalhão, dos Holandeses Poen de Wijs e Jantina Peperkamp e de Arte Digital.

Houve ainda espaço para uma pequena homenagem à professora Clementina Teixeira, sendo-lhe dirigidas algumas palavras de apreço e carinho pelo notável percurso enquanto docente e investigadora da instituição. “A professora Clementina Teixeira é alguém deveras inspirador, capaz de contagiar qualquer um com o conhecimento que detém e pretende partilhar”, destacou o professor Manuel Francisco Pereira. Seguiu-se uma parte experimental que envolveu observação de cristais, jardins de sílica e jogos de soapball.