Prémio Jovem Enólogo/Viticólogo atribuído a investigadora do Técnico

Cíntia Moreira, antiga aluna de Mestrado em Engenharia Química e investigadora do CeFEMA, foi a autora do trabalho "Contributo para o estudo da influência da nanofiltração na razão isotópica 87Sr/86Sr do vinho", premiado pela APE.

O trabalho de investigação “Contributo para o estudo da influência da nanofiltração na razão isotópica 87Sr/86Sr do vinho”, de Cíntia Moreira, foi distinguido com o Prémio Jovem Enólogo/Viticólogo 2016, atribuído pela Associação Portuguesa de Enologia (APE).

Este trabalho, desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado em Engenharia Química, no Técnico, foi orientado pelas professoras M. Norberta de Pinho (Técnico) e Sofia Catarino (Instituto Superior de Agronomia) e envolveu, além das duas escolas da Universidade de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). No Técnico, o trabalho foi realizado no CeFEMA – Center for Physics and Engineering of Advanced Materials.

Os critérios de avaliação para o prémio, cuja entrega decorreu no dia 16 de dezembro, no decorrer das Palestras de Outono da APE, foram o rigor científico e técnico, a inovação e originalidade e o interesse para o setor vitivinícola/aplicabilidade prática.