Professor Carlos Mota Soares recebe Medalha J. N. Reddy

O professor emérito da Universidade de Lisboa torna-se o primeiro contemplado com esta distinção atribuída pelo Conselho Editorial da Revista Internacional “Mechanics of Advanced Materials and Structures”.

O docente do Técnico, o professor Carlos Mota Soares, foi recentemente agraciado com a Medalha J. N. Reddy, atribuída pelo Conselho Editorial da Revista Internacional “Mechanics of Advanced Materials and Structures”. O professor catedrático torna-se assim o primeiro contemplado com esta distinção, e aponta-a como “um reconhecimento de uma vida dedicada à investigação científica e ao ensino universitário público”.

Criada este ano, esta medalha assume-se como um tributo à excelência da investigação científica e da ação como educador do professor J. N. Reddy, uma autoridade mundial em Mecânica Computacional e Mecânica dos Materiais Compósitos, “sendo autor de 22 livros e de cerca de 600 artigos em revistas internacionais de referência, que obtiveram mais de 20 000 citações”, como bem destaca o professor Carlos Mota Soares. “E por isso, esta distinção tem um significado especial”, frisa de seguida.

Esta é mais uma distinção para acrescentar ao lote que o professor catedrático do Técnico tem recebido ao longo da sua carreira. O Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (2017), a Medalha de Mérito de Ciência (2017), e o IACM Zienkiewick Award (2016) fazem parte da lista extensa de galardões e distinções onde consta também a escolha como Personalidade Distinta Ibero-Americana em Engenharia Mecânica em 2009. Recentemente, recebeu também o título de professor emérito da Universidade de Lisboa. “Foi muito positivo ter iniciado e desenvolvido a minha investigação numa área que 50 anos depois continua a ter atualidade científica e importância prática e em ter colaborado com grandes investigadores e professores”, assinala o docente do Técnico.