Professor do Técnico eleito membro da Academia Europaea

Armando Pombeiro é o terceiro professor da Escola a integrar a prestigiada academia científica europeia.

Em outubro deste ano o professor do Instituto Superior Técnico Armando Pombeiro apertava a mão da presidente da Academia Europaea, Marja Makarow, oficializando a sua eleição de membro desta respeitada academia científica. Eleito em 2022, tornou-se no primeiro e único membro português da área das Ciências Químicas, juntando o seu nome a outros dois professores do Técnico que integram a academia: João Sentieiro e Graça Carvalho.

A eleição de membros “eleição obedece a um procedimento bem estabelecido, sendo apenas por convite e com uma seleção sujeita a uma avaliação cuidada”, explica Armando Pombeiro. “São gratificantes o reconhecimento internacional do trabalho científico realizado e a honra de figurar ao lado de nomes relevantes da ciência e cultura, incluindo os dos colegas do Técnico que foram também recipiendários desta distinção. A maior satisfação é a de poder partilhar esta distinção com aqueles (dentro e fora do Técnico, no nosso país e fora dele) que ainda me dão a alegria e a honra de comigo colaborarem e/ou de me convidarem para com eles colaborar”, aprofunda.

Para o futuro, aponta como objetivo “promover as relações entre a Academia Europaea e as instituições Portuguesas que com ela tenham maior afinidade, designadamente a Academia das Ciências de Lisboa e o Técnico”. “Talvez o Encontro Anual (Building Bridges) daquela Academia internacional possa um dia vir a realizar-se na nossa Escola (este ano decorreu na Universidade de Munique)”, aponta.

A Academia Europaea “é de grande dimensão e abrangência” e integra as secções de Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Exatas, e Ciências da Vida. Um dos objetivos da academia passa pela propagação da excelência na investigação nessas áreas para o benefício público e para o avanço da educação do público de todas as idades. Pretende ainda promover a investigação europeia, aconselhar governos e organizações internacionais em questões científicas e promover a investigação interdisciplinar e internacional.

Armando Pombeiro é ainda um dos dois portugueses, a par de Elvira Fortunato, (FCT Nova) que são simultaneamente membros desta Academia e da European Academy of Sciences (EurASc), a outra Academia Europeia de grande dimensão. A edição de 2024 do Encontro Anual da EurASc acontecerá em Lisboa, sob o tema “Ciência para a Sustentabilidade“ e conta com Armando Pombeiro e Luís Oliveira e Silva, também professor do Técnico, na comissão organizadora.