Ciência e Tecnologia

Professores e investigadores do Técnico vencem prémio internacional na área da análise de decisão

Mónica Duarte Oliveira, Ana Vieira e Carlos Bana e Costa são os autores do projeto premiado que envolveu entidades como o Fórum Brasileiro para as Mudanças Climáticas, o INFARMED e a Galp.

Mónica Duarte Oliveira, Ana Vieira e Carlos Bana e Costa receberam o Decision Analysis Practice Award, um prémio na área da análise de decisão. Os professores do Instituto Superior Técnico e investigadores do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST) foram galardoados pelo seu projeto “Fostering participation and knowledge construction processes in real settings through decision analysis and collaborative value modelling”. O prémio foi entregue no âmbito do encontro anual INFORMS Annual Meeting de 2023, entre os dias 15 e 18 de outubro, na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos da América.

Este prémio é atribuído anualmente à melhor candidatura na área da análise de decisão, de acordo com a avaliação feita por um painel de membros das organizações patrocinadoras, a Decision Analysis Society e a Society of Decision Professionals. O galardão inclui um prémio monetário e o apoio à publicação do trabalho numa revista científica, sendo os vencedores convidados a apresentar o projeto na SDP Annual Conference & Workshops, um evento realizado no ano seguinte.

O projeto vencedor dos investigadores e professores do Técnico inclui trabalho inovador desenvolvido com várias organizações, tais como o Fórum Brasileiro para as Mudanças Climáticas, a Galp, o Instituto de Saúde Baseada na Evidência, a Parceria para a Sustentabilidade e Resiliência dos Sistemas de Saúde, o INFARMED e vários parceiros hospitalares. Coletivamente, os três autores dizem-se “muito orgulhosos e satisfeitos com o reconhecimento da relevância prática da nossa investigação em métodos de engenharia de (apoio à) decisão”.

A análise de decisão é definida como uma abordagem de engenharia para ajudar os decisores a tomar decisões racionais. Incorpora a engenharia de sistemas e a teoria da decisão, e é enriquecida pela capacidade computacional para construir modelos baseados em valor e para lidar com a complexidade do número de fatores, incertezas e dinâmicas.