Candidaturas

Programa “Férias no Técnico | Páscoa 2024” com inscrições abertas

As atividades destinam-se a estudantes do ensino secundário e decorrem de 1 a 5 de abril no Técnico (Campus Alameda).

O Programa de Férias no Técnico é uma iniciativa que visa dar a conhecer e a experimentar a vida académica e oferecer diversas atividades de ciência a estudantes do Ensino Secundário.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer estudantes, docentes e cientistas do Instituto Superior Técnico, serão postos à prova com diversos problemas das várias áreas da Engenharia, e terão de pôr as mãos na massa para os resolver.

As atividades decorrem, entre as 9h e terminam às 17h (excepto na quinta-feira, em que terminam às 21h, com a realização de um jantar-convívio), de 1 a 5 de abril no Técnico – Campus Alameda. No primeiro dia, os participantes deverão chegar pelas 8h45 para efetuar check-in no Programa, antes do início das atividades.

A participação no Programa de Férias no Técnico implica o pagamento de 100 euros no ato da inscrição; os filhos de funcionários do Instituto Superior Técnico beneficiam de um desconto de 20%, tendo a inscrição um valor de 80€.

Formulário de inscrição (50 vagas disponíveis)

Regulamento

Mais informações – nape@tecnico.ulisboa.pt

Atividades programadas:

• Workshop de Rockets  Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial (AeroTéc)
     Introduzir conceitos de física e engenharia aeroespacial através da montagem e lançamento de pequenos foguetões;
  • Biopólio – o Monopólio da engenharia –  IEEE – EMBS Student Branch (Institute of Electrical and Electronics Engineers – Engineering in Medicine and Biology Society).
    Jogo: Chegar ao fim com a maior quota possível de clientes (pesada com o valor do cliente) e ganhar o monopólio da saúde;
  • Garra Hidráulica  Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica (Fórum Mecânica)
    Desenvolver uma garra constituída por cartão, seringas, e tubos de ar de silicone;
  • Unicórnio por um Dia – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC)
     Mostrar o que é o mundo do empreendedorismo, desde o brainstorm de ideias, às fases de investimento, até chegar ao unicórnio, passando pelos pitches, desenvolvimento da ideia e pelo trabalho de equipa;
  • BanaNEEC – O Piano de Bananas – Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (NEEC)
     Projeto em arduino onde o produto final consiste num piano com bananas, sendo estas as teclas musicais. Montagem de todo o circuito e programação;
  • Circo da Física –  Núcleo de Estudantes de Física Tecnológica (NFIST)
    Experiências: mecânica, termodinâmica, eletricidade e electromagnetismo, ótica e ondas e relatividade;
  • O Terramoto  Núcleo de Apoio ao Estudante/Team Ciência:
    Desafio: reconstruir uma ponte e, consequentemente, restabelecer a normalidade de uma área afetada por um terramoto.

Visitas a laboratórios do Técnico: