Candidaturas

Programa “EuroCC MSc Fellows em Computação Avançada” – Candidaturas até 24 janeiro

Candidaturas: até 24 de janeiro de 2022 (EOD). - Há para oferecer até 20 bolsas de estudo.

Computação Avançada para o avanço da ciência e da engenharia

O EuroCC é um projeto que visa promover a utilização e o conhecimento da Computação de Alto Desempenho (HPC). O Centro Nacional de Competência em HPC de Portugal (EuroCC Portugal), do qual o Técnico/ULisboa faz parte, serve como ponto de contacto em Portugal para a indústria, ciência, especialistas em HPC e público em geral.

Um dos objetivos do EuroCC é continuar a desenvolver as competências em HPC em Portugal e aproximar a comunidade de Computação Avançada. Para tal, estamos a iniciar um novo programa de “IST Advanced Computing EuroCC Fellows”, com a atribuição de bolsas para alunos de pós-graduação que estejam a desenvolver a sua tese de mestrado em qualquer tópico relacionado com HPC/Computação Avançada, em todas as áreas científicas e tecnológicas.

Para o efeito, no ano letivo de 2021/2022, iremos oferecer até 20 bolsas de estudo, cada uma com a duração de 4 meses. A investigação pode ser realizada em qualquer segundo ciclo dos graus do IST ou noutras instituições com coorientador do Técnico (docente ou investigador permanente do Técnico).

Este programa inclui um “kick-off/warm-up” de dois dias e um workshop de encerramento envolvendo todos os participantes e a decorrer no Instituto Superior Técnico.

O programa tem início no segundo semestre do ano letivo de 2021/2022.

Os tópicos do trabalho de tese de mestrado devem estar associados a Computação de Alto Desempenho, Computação Avançada ou tópicos relacionados cobertos pela iniciativa EuroHPC no seu sentido mais amplo. Serão privilegiados projetos de teses diretamente associados a iniciativas ou projetos de HPC/Computação Avançada em Portugal / Europa, ou que explorem (ou planeiem utilizar) recursos HPC.

Serão considerados candidatos de outras instituições de ensino superior, em condições equivalentes, desde que exista um docente ou investigador permanente coorientador do IST.

Prazo de candidaturas: de 3 a 24 de janeiro de 2022 (EOD).

Mais informações.