Ciência e Tecnologia

Projeto ATTRACT: Técnico faz a ponte entre as empresas e a academia

Iniciativa reúne 23 instituições nacionais e pretende promover a inovação no setor empresarial com o apoio da academia. Técnico apresentou as suas valências às empresas.

A 22 de abril, o auditório Abreu Faro do Instituto Superior Técnico acolheu um evento de apresentação do projeto ATTRACT (Digital Innovation Hub for ArTificial InTelligence and High-PeRformAnce CompuTing) à comunidade empresarial. Esta iniciativa pretende apresentar a academia como uma fonte de soluções de inovação para pequenas e médias empresas, com especial foco na utilização de inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC, do inglês High Performance Computing) para promover a sua modernização.

Pedro Amaral, vice-presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, descreveu o encontro como algo “focado na relação que o Técnico tem com as empresas” e explicou que o objetivo é “ter impacto societal” através dessa relação. “A universidade tem o papel de dar competências aos estudantes para que eles possam acompanhar o ritmo da economia”, acrescentou o docente, complementando ainda que “o Técnico tem tentado criar valor para a sociedade através da transferência do conhecimento para as empresas, melhorando e inovando através da sua investigação”.

O evento intitulado “ATTRACT@Técnico – Tecnico Labs 4 HPC & AI – powerfully driving everyone’s businesses” consistiu numa primeira apresentação das oportunidades e instrumentos ATTRACT para apoiar as empresas e as suas interações com a Academia e o Técnico. Contou com intervenções de vários professores e investigadores do Técnico envolvidos em atividades dos centros de investigação associados à Escola, descrevendo as áreas sobre as quais incide o seu trabalho e alguns dos projetos em desenvolvimento.

Luís Oliveira e Silva, docente do Técnico que moderou a sessão, descreveu-a com algum humor ao caracterizá-la como “um conjunto de pitches, [aquilo] que está na base da forma de lançamento de ideias nesta área”. Já depois do evento, o professor comentou que “a sessão de lançamento atraiu mais de uma dezena de empresas que ficaram também a conhecer as potencialidades do European Digital Innovation Hub (EDIH)”.

Entre os participantes da comunidade Técnico, estiveram diversos docentes: Inês Lynce, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), Mário Figueiredo, membro do Instituto de Telecomunicações (IT), Leonardo Azevedo, presidente do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), e José Santos-Victor, presidente do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR).

O Técnico coordena as atividades do projeto ATTRACT na região de Lisboa e Vale do Tejo. A iniciativa decorre até 2025 e conta com o financiamento do Digital Europe Programme e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).