Ciência e Tecnologia

Projeto do Técnico vence financiamento que permitirá mais intercâmbios com a Universidade Hopkins

O projeto HOPTEC foi um dos vencedores do concurso “UP – Ensino Superior”, inclui dois alumni do Técnico e pode receber até 30 mil euros de financiamento.

O projeto HOPTEC do Instituto Superior Técnico foi um dos cinco vencedores da 2.ª edição do “UP – Ensino Superior” (UP), um concurso de apoio à criação de parcerias entre instituições de ensino superior de Portugal e dos Estados Unidos. A cerimónia de apresentação dos projetos vencedores teve lugar a 14 de novembro, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), entidade que financia o concurso e que distribuirá um total de 105 mil euros pelas iniciativas nomeadas.

O HOPTEC é uma colaboração com a Universidade Johns Hopkins com o principal objetivo de avançar na investigação científica conjunta em áreas prioritárias, bem como aumentar oportunidades para estudantes de mestrado e doutoramento das duas instituições. A equipa do consórcio tem base na Área de Assuntos Internacionais do Técnico e conta com a participação de uma dupla de alumni do Técnico, Inês Godet (da área de Engenharia Biológica) e André Forjaz (do ramo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).

“A partilha”, lê-se no site da FLAD, “será conseguida dando palco aos estudantes, através de seminários conjuntos, da realização de um simpósio anual a acontecer rotativamente, e de uma competição que deverá resultar em apoio financeiro para que mais possam beneficiar de um período de estudos e investigação na instituição parceira”. Tanto os seminários desenvolvidos virtualmente como o simpósio anual estarão abertos às comunidades das duas instituições de ensino superior envolvidas.

Através deste projeto, pretende-se cimentar as dinâmicas já existentes e partilhá-las com as comunidades de Hopkins e do Técnico, espírito refletido na designação “HOPTEC”, uma concatenação dos nomes das duas instituições.