Ciência e Tecnologia

Redes de universidades pedem reforço do investimento na investigação, inovação e educação

Várias redes de universidades, entre as quais o CESAER e o Cluster, às quais o Técnico pertence, subscreveram uma declaração que apela ao reforço do investimento da União Europeia na investigação e no desenvolvimento.

O apelo é simples: pede-se a duplicação do orçamento para investigação, inovação e educação, e é feito por várias redes europeias de universidades, nomeadamente o CESAER e o Cluster, duas redes a que o Técnico pertence.  O apelo é dirigido à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu, e pretende que o orçamento para o 9º Programa-Quadro para a Investigação e Inovação da UE (FP9) suba para 160 mil milhões de euros.

O pedido quase não necessita de argumentos, mas ainda assim eles existem e passam pela criação de cerca de 650 mil empregos até 2040, o que adicionaria cerca de 0,46% ao PIB no mesmo período.

As universidades assumem-se cada vez mais como fortes e comprometidas aliadas na procura  de soluções para desafios sociais urgentes, emergentes e futuros,  impulsionando a competitividade, o desenvolvimento regional e a  sustentabilidade da União Europeia, e por isso espera-se que este apelo conjunto surta efeito.

Pode ler aqui o comunicado integral preparado pelas redes de universidades.