Ciência e Tecnologia

Sistemas espaciais adaptados e as suas inúmeras vantagens

O professor David Miller, docente do MIT, veio ao Técnico explicar detalhadamente os tópicos de análise, e a dinâmica de investigação destes sistemas até à chegada ao espaço.

A  DEEC Talk e as habituais sessões dos seminários ISR-Lisboa, tornaram-se num só evento dada a abrangência de tudo o que o orador convidado tinha para partilhar. Assim esta segunda feira, 27 de novembro, o professor David Miller, docente do MIT, que recentemente ocupou o cargo de NASA’s Chief Technologist, teve à sua frente um auditório repleto para o ouvir falar de sistemas espaciais adaptados.  A reconfiguração e a modelagem dos sistemas espaciais foram explorados ao detalhe pelo professor.

As  potenciais vantagens do uso de eletroímãs numa nave espacial, as propriedades  que são essenciais na caraterização da mesma e na delineação de projetos, ou até a exposição de um caso de teste marcaram a apresentação do professor.  Através de vários exemplos, imagens e até vídeos, o especialista explicou as diferenças que subsistem desde o conceito do projeto, passando pelo laboratório até à chegada ao espaço. “O laboratório é fulcral para testarmos primeiramente a nossa tecnologia”, reiterou o orador.

O professor dedicou ainda algum espaço da palestra ao Zero Robotics High School Tournament, uma competição de programação de robótica onde os robôs são SPHERES (Synchronized Position Hold Engage and Reorient Experimental Satellites) dentro da Estação Espacial Internacional, e onde participam equipas de todo o mundo, nomeadamente portuguesas.