Ciência e Tecnologia

Técnico conquista seis prémios e seis menções honrosas nos Prémios Científicos ULisboa/CGD

Técnico é a Escola com maior número de premiados na edição de 2023, perfazendo um quarto dos laureados.

A edição de 2023 dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos põe em destaque doze nomes de investigadores do Instituto Superior Técnico. O prémio no valor de 6500 euros foi atribuído a seis membros da comunidade Técnico, tendo outros seis sido destacados com uma menção honrosa. O conjunto de elementos do Técnico totaliza mais de um quarto dos 40 nomes avançados pela Universidade de Lisboa, com a Escola a liderar no número de entradas tanto na lista de premiados como na de menções honrosas.

Celebrado anualmente, o galardão tem o intuito de “premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade”, estendendo-se por 26 áreas científicas. Através da submissão de livros, capítulos de livros, artigos originais ou artigos de revisão, os candidatos foram avaliados quanto à relevância da sua produção científica.

Dos 20 premiados, eis os seis investigadores do Técnico:

Das 20 menções honrosas, eis os seis investigadores do Técnico:

A cerimónia de entrega destes prémios terá lugar no dia 23 de novembro de 2023, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. O evento contará com uma conferência de Luís Oliveira e Silva, docente do Técnico, intitulada “Ser cientista em Portugal no séc. XXI”.