Catorze edições depois, o sucesso das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas continua a crescer. O Técnico alia-se mais uma vez à iniciativa, organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e nos dois sábados em que acolheu a iniciativa, 24 de fevereiro e 17 de março de 2018, recebeu cerca de 500 participantes. A atividade repercute-se em outras instituições nacionais e internacionais, e no total estima-se que tenha envolvido cerca de 13000 alunos.
Inicialmente e tendo como objetivo integrar os alunos, o programa contemplou várias palestras que introduziram a Física de Partículas e a Física Moderna, fornecendo-se alguns detalhes que permitiram aos envolvidos tirar o máximo partido das experiências que lhes estavam reservadas.
Durante a tarde foi tempo de colocar a mão na massa, e os alunos são envolvidos numa análise de dados reais recolhidos na experiência ATLAS em LHC no CERN. A sessão termina com uma videoconferência com moderadores no CERN e com os estudantes que estão nos outros institutos nestes dias. “Penso que um ponto alto da atividade e que os mantém mais empenhados é o da análise dos dados reais em que têm que aplicar os seus critérios e fazer a sua análise dos dados, para obter resultados que depois discutem na videoconferência”, salienta o professor Pedro Abreu, um dos responsáveis pelo evento. Segue-se uma sessão de perguntas e respostas que se houvesse tempo se estenderia por várias horas, dado o entusiasmo e a curiosidade que se apodera dos alunos.