Técnico no mapa europeu de centros de investigação em Inteligência Artificial

O Lisbon Unit for Learning and Intelligent Systems (LUMLIS) fará parte da rede europeia de centros de excelência em Inteligência Artificial e Aprendizagem automática do ELLIS.

O Instituto Superior Técnico foi uma das instituições escolhidas para acolher um dos 30 centros de investigação da rede do European Lab for Learning and Intelligent Systems (ELLIS). O Lisbon Unit for Learning and Intelligent Systems(LUMLIS) vai estar alinhado com a missão do ELLIS, dedicando-se à investigação básica e aplicada, desempenhando um importante papel na garantia da soberania e liderança da Europa no domínio da investigação em Inteligência Artificial(IA) moderna.

“O facto da nossa proposta de criação do LUMLIS como unidade da rede europeia ELLIS ter sido bem sucedida corresponde a um reconhecimento da qualidade e prestígio do trabalho em IA, aprendizagem automática, robótica e áreas afins – bioinformática, imagiologia, processamento de linguagem natural, etc…- que se faz no Técnico, em particular no Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e INESC-ID”, destaca o professor Mário Figueiredo, docente do Técnico, investigador do IT, e agora coordenador desta unidade.

Abrangendo 14 países europeus, a rede ELLIS inclui várias instituições de classe mundial, entre as quais a Universidade de Cambridge, o Instituto Italiano de Tecnologia e o ETH Zürich. A inauguração dos novos 30 centros realizou-se na manhã desta terça-feira, 15 de setembro,  através de uma cerimónia virtual. As unidades do ELLIS foram selecionadas por um comité de cientistas de renome de diversos países tendo por base a excelência científica das instituições a que ficam associadas.

“Hoje, celebramos o impulso que a iniciativa ELLIS ganhou desde que foi fundada há apenas dois anos”, disse Bernhard Schölkopf, cofundador do ELLIS e diretor do Instituto Max Planck de Sistemas Inteligentes em Tübingen, durante a sessão. “Com os seus pontos fortes combinados, as unidades irão contribuir para permitir à Europa competir com os hotspots mundiais de IA, particularmente os EUA e a China. Juntas, as unidades estão a criar novas oportunidades de colaboração com cientistas de toda a Europa, e uma base forte para o desenvolvimento da IA que está de acordo com os valores das sociedades europeias abertas”, destacou ainda.

De acordo com o professor Mário Figueiredo “o grande objetivo do LUMLIS é ‘federar’ o trabalho nestas áreas que é feito por docentes, investigadores e estudantes do Técnico, mas que se encontra disperso por vários institutos”. “O LUMLIS pretende ser visível e ter uma atividade e uma imagem unificadas, bem como estimular e incrementar a colaboração entre as muitas pessoas do Técnico que  trabalham em IA e ML [Machine Learning] e áreas afins, contribuindo para a visibilidade internacional do Técnico nestas áreas”, adiciona ainda o docente do Técnico.

A equipa do LUMLIS está repleta de investigadores de topo mundial na área de IA e ML. Além do professor Mário Figueiredo integram o comité executivo do LUMLIS os docentes: Arlindo Oliveira (Técnico/INESC-ID), André Martins (Técnico /IT), Manuel Lopes (INESC-ID/ Técnico), Rodrigo Rodrigues, José Santos-Victor (Técnico e ISR-Lisboa) e Ana Paiva (Técnico e INESC-ID).

O coordenador do LUMLIS não tem dúvidas de que a formação avançada, nomeadamente os doutoramentos são “absolutamente essenciais, para a investigação académica- em IA, como em todas as áreas da ciência e tecnologia”, e por isso mesmo e sendo este “um aspeto central na missão do ELLIS”, a aposta na formação assumirá “também um papel preponderante no LUMLIS”.  Assim, os jovens talentos da área de IA e ML, nomeadamente do Técnico, irão automaticamente beneficiar destas oportunidades, como, aliás adianta o docente: “No seio do ELLIS, haverá novas possibilidades de intercâmbios de estudantes e de co-orientações e outras colaborações com os melhores grupos da Europa”.

A ligação ao tecido empresarial está também em cima da mesa de trabalho desta equipa que pretende que o LUMLIS crie impacto económico e empregos na Europa. “Acreditamos que isso passa por investigação básica de excelência, independente dos interesses da indústria”, vinca o professor Mário Figueiredo. Lembrando que nestas áreas “há em Portugal um conjunto de empresas de elevadíssimo nível tecnológico – algumas líderes mundiais das suas áreas-,  muitas das quais têm já
colaborações ativas com as universidades, em projetos de investigação conjuntos e em formação avançada”, o docente frisa que “o LUMLIS pretende incrementar e estimular este tipo de colaborações sinergéticas, das quais muito há a ganhar, quer pelas empresas, quer pelo Técnico”.

Criado em 2018, o ELLIS é um esforço pan-europeu que pretende fomentar a excelência da investigação europeia na aprendizagem automática e nos campos relacionados, oferecendo aos cientistas excelentes oportunidades para realizarem a sua investigação na Europa. A aposta na formação da próxima geração de jovens investigadores europeus é outro dos domínios estratégicos deste laboratório, concentrando também para através da investigação de ponta impactar a economia e a sociedade. Apesar de ser uma iniciativa recente, o ELLIS já conta com o apoio de empresas europeias de renome como a Audi, AVL, Bayer, Bosch, Deep-Mind, Greiner, Porsche e Siemens, bem como de empresas norte-americanas como a Amazon, Facebook, Google, NVIDIA e Qualcomm.