Técnico no top-20 de escolas de Engenharia da Europa

O Técnico é também considerado, neste ranking, uma das melhores 75 escolas a nível mundial nesta área do saber, ocupando o intervalo 50-75.

O Instituto Superior Técnico está entre as 17 melhores instituições de Ensino Superior da Europa na área das engenharias, de acordo com o “Academic Ranking of World University” (ARWU). Neste ranking de Xangai, um dos mais prestigiados  do mundo, o Técnico está no intervalo entre as 50 e as 75 melhores instituições mundiais nesta área do saber.

A lista é liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com quem o Técnico possui várias colaborações.

Também a Universidade de Lisboa, em que o Técnico está integrado, melhorou consideravelmente a sua posição, estando agora estre as 200 melhores do mundo (encontra-se nas instituições do intervalo 151-200).

De acordo com o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, “a qualidade da investigação e desenvolvimento do Técnico, associada à qualidade dos nossos professores, alunos e graduados, têm permitido obter posições de destaque nos rankings internacionais, que são mais uma vez confirmadas por este ranking.” “O posicionamento do Técnico nos rankings internacionais contribui para afirmar a qualidade da engenharia portuguesa, e projeta positivamente a imagem do nosso país na Europa e no mundo. Este ranking vem mais uma vez confirmar que o Técnico é uma das melhores escolas de engenharia europeias, a par (neste ranking) com universidades tão consideradas como Oxford, TU Eindhoven, TU Munich e KU Leuven.”

O ARWU, também conhecido como Ranking de Xangai, usa indicadores objetivos para classificar as universidades e suas formações, a nível mundial, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field, número de investigadores citados, artigos publicados e indexados e desempenho docente, entre outros. Mais de 1200 universidades são analisadas e classificadas, sendo publicadas as 500 melhores.