Ciência e Tecnologia

Técnico participa em projeto de integração de hardware criptográfico em redes de comunicação para a Defesa Europeia

O “DISCRETION” é um dos projetos financiados pela call de 2020 do European Defence Industrial Development Programme.

O projeto “Disruptive SDN secure communications for European Defence” (DISCRETION), que conta com a participação do Técnico, foi um dos 26 projetos selecionados pela Comissão Europeia no âmbito da call de 2020 do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa (EDIDP – European Defence Industrial Development Programme). A proposta foi mesmo a primeira classificada no tópico de “Cyber situational awareness and defence capabilities, defence networks and technologies for secure communication and information sharing” do convite à apresentação de propostas.

O projeto “DISCRETION” visa integrar e combinar as tecnologias de redes definidas por software (SDN) com o uso de sistemas de criptográficos militares e a respetiva distribuição segura de chaves, em ambientes potencialmente hostis. Juntamente com redes óticas herdadas, vai ser possível construir uma arquitetura de controlo de rede altamente segura, escalável e resiliente para serviços avançados de operações táticas.

Em comparação com a abordagem tradicional, onde as interfaces de configuração e gestão da rede são tipicamente proprietárias e ligadas a um fabricante específico, a SDN representa uma revolução que suporta uma maior evolução da rede, potenciando a utilização de tecnologias disruptivas, tais como a distribuição de chaves quânticas (QKD, na sigla em inglês). A tecnologia reforçará a autonomia da defesa europeia em comunicações seguras e permitirá às forças armadas europeias utilizar também o Espectro de Radiofrequências para atividades militares.

Do consórcio, liderado pelo Deimos, fazem parte o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Telecomunicações (IT), Altice Labs e da Adyta Lda. A estas entidades nacionais juntam-se ainda a empresa Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U, a Universidad Politécnica de Madrid, Austrian Institute of Technology GmbH e a Nextworks.

A equipa do Técnico que integra o projeto conta com a experiência dos professores Ricardo Chaves, investigador do INESC-ID, e Paulo Mateus, investigador do IT. O professor Ricardo Chaves, gestor do “DISCRETION” no Técnico, salienta que este representa “um importante passo na colaboração entre a indústria, a academia e o estado para a melhoria da Cibersegurança a nível nacional e europeu”.  Uma ideia complementada pelo professor Paulo Mateus que destaca a importância do projeto “para a participação do Instituto Superior Técnico na modernização da defesa nacional e europeia” sendo também um “exemplo do potencial da cooperação entre Matemáticos e Engenheiros do Instituto Superior Técnico”.

Experiência demonstra potencial do projeto

Uma aplicação destas tecnologias foi demonstrada em Lisboa, no dia 30 de junho. Alguns dos parceiros portugueses do DISCRETION – a Deimos, o IT, o Instituto Superior Técnico e a AlticeLabs – desenvolveram uma experiência pioneira, que consistiu no intercâmbio de mensagens cifradas com hardware criptográfico de ponta entre duas instalações da Defesa portuguesa (5km uma da outra) usando uma ligação de fibra ótica de topo. A experiência contou com o apoio do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) e o Gabinete de Segurança Nacional (GNS).

De acordo com o General Rocha, do EMGFA, a experiência “permitiu demonstrar as capacidades nacionais da indústria portuguesa, do meio académico e da defesa a nível internacional, e iniciar o DISCRETION numa altura perfeita”. O Almirante Gameiro Marques, diretor-geral do GNS sublinhou também que o desenvolvimento de projetos desta natureza permitirá a Portugal – e à Europa – ter a sua tecnologia própria nestas áreas, incluindo as suas próprias máquinas de encriptação, e os respetivos processos de produção de chaves criptográficas”.