ULisboa em destaque a nível nacional no “Nature Index 2020”

Segundo a listagem a Universidade de Lisboa ocupa a primeira posição a nível nacional ao nível produção científica.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é, segundo o  “Nature Index 2020 Annual Tables”,  a instituição nacional com o nível  mais elevado de contribuições científicas no domínio das ciências naturais, distinguindo-se tanto na avaliação global como em três tópicos temáticos. A ULisboa destaca-se nas contribuições científicas relacionadas com Ciências Físicas, Química, Terra e Ambiente- áreas em que o Técnico desenvolve  investigação. Os dados da presente edição do “Nature Index” são relativos ao período compreendido entre 1 de dezembro de 2018 e 30 de novembro de 2019.

O “Nature Index” avalia as instituições de todo o mundo que produzem investigação de alta qualidade no domínio das ciências naturais, não se centrando apenas em instituições de ensino superior.  Em Portugal, entraram também nas contas a Fundação Champalimaud– que lidera a nível nacional no tópico “Ciências da Vida”, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL na sigla em Inglês), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), etc..

O Top 3 da listagem global é liderado pela Academia Chinesa de Ciências, seguida da Universidade de Harvard, e da Max-Planck Society.

O “Nature Index”, gerido pelo prestigiado periódico científico com o mesmo nome, tem por base o conjunto de publicações científicas registadas numa base de dados que considera as publicações efetuadas em 82 prestigiadas revistas da área das ciências naturais, escolhidas por um grupo independente de investigadores.

A análise é feita tendo por base seis tópicos, sendo um global, quatro temáticos (Química, Terra e Ambiente, Ciências da Vida, Ciências Físicas), e um que contabiliza o número de periódicos em que surgem as publicações.