Ciência e Tecnologia

ULisboa mantém liderança nacional em ‘Engenharia’ no ranking de Taiwan com forte contributo do Técnico

Engenharia Civil, Mecânica e Eletrotécnica mantêm posições de relevo no contexto europeu.

A edição de 2025 do National Taiwan University Ranking (NTU), dedicado à avaliação da investigação científica das instituições de ensino superior, volta a posicionar a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder nacional na grande área de ‘Engenharia’. Entre 143 universidades europeias avaliadas, a ULisboa ocupa o 26.º lugar, com forte contributo do Instituto Superior Técnico.

O destaque repete-se também nas áreas específicas de Engenharia Civil, Mecânica e Eletrotécnica, de exclusividade ou quase-exclusividade do Técnico, que asseguram a liderança nacional e posições de relevo no contexto europeu. Já no panorama mundial, a ULisboa surge na 274.ª posição entre 696 instituições de ensino superior avaliadas na área de Engenharia.

O NTU Ranking avalia o desempenho da investigação científica com base em três dimensões – volume de produção, impacto e qualidade/excelência – e organiza-se em classificações por grandes áreas científicas (“fields”) e áreas específicas (“subjects”). Reconhecido internacionalmente, o ranking é utilizado como referência para medir a capacidade de produção científica das instituições, permitindo também analisar tendências de evolução e comparações entre universidades a nível mundial.