Ciência e Tecnologia

Ranking THE by subject – Áreas científicas do Técnico na liderança nacional em Engenharia e Ciências Físicas

De acordo com este ranking, a Universidade de Lisboa, na qual se insere o Técnico, subiu para o top 400 das melhores universidades do mundo.

Foi publicada, no dia 26 de Outubro, a edição de 2024 dos THE by subject rankings, uma iniciativa da Times Higher Education (THE) que classifica anualmente as melhores instituições de ensino superior do mundo em diferentes áreas científicas. No que concerne às áreas de intervenção do Instituto Superior Técnico, a Universidade de Lisboa (ULisboa) lidera o ranking a nível nacional em Engenharia e em Ciências Físicas, ficando colocada entre as 301-400 melhores universidades do mundo (401-500 no ano anterior).

Em ambos os campos, a ULisboa conseguiu uma subida em comparação com os resultados obtidos na edição anterior – a nível mundial, a universidade passou de 401-500 para o top 400 em Engenharia e de 501-600 para o top 500 nas Ciências Físicas. Em Engenharia de Computadores, outras das áreas de intervenção do Técnico, a ULisboa está agora entre as 401-500 melhores instituições a nível mundial (501-600 em 2023), tendo subido do 3.º para o 2.º lugar a nível nacional.

Segundo o ranking, no campo da Engenharia estão incluídos os ramos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Já no âmbito das Ciências Físicas, onde o primeiro lugar é partilhado ex aequo com a Universidade de Coimbra, são consideradas as disciplinas de Química, Ciências da Terra, Ciências do Mar e do Ambiente, Matemática, Física e Astronomia.

O Observatório de Rankings do Técnico contém uma análise aprofundada destes resultados.