Ciência e Tecnologia

Universidade de Lisboa alcança lugares de destaque no ranking internacional de Leiden

A prestação científica do Técnico foi determinante para alcançar esta classificação.

Por entre as 750 melhores instituições de ensino que constam este ano do ranking de Leiden surge o nome da Universidade de Lisboa. A produção científica nas áreas de matemática e ciências da computação e também a área da física, âmbitos onde o Técnico desenvolve ação, levaram a Universidade de Lisboa a destacar-se quer pelo volume de artigos em que colaborou quer pelo impacto dos mesmos.

No âmbito da prestação científica na matemática e ciências da computação a ULisboa alcança o quinto lugar a nível europeu e o quinquagésimo a nível mundial. No que respeita à área da física, a nível europeu a instituição aparece em 12º e em 82º a nível mundial, sendo que a nível nacional é a instituição que lidera o ranking. A produção científica levada a cabo pela Universidade de Lisboa, entre 2012 e 2015, teve impacto em 6584 artigos científicos, tendo havido colaboração em 13653 artigos.

Para aferir estes resultados o ranking de Leiden, elaborado anualmente pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, recorre a um conjunto de indicadores bibliométricos, medindo o impacto das publicações científicas de uma instituição, e  ainda a colaboração científica encetada pelas várias instituições.