Ciência e Tecnologia

Universidade de Lisboa entre as 300 melhores do Mundo

A edição deste ano do Ranking de Xangai analisou mais de 2500 Universidades a nível mundial.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou o seu lugar entre as 300 melhores Universidades do Mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido internacionalmente como ranking de Xangai.

No ano de 2022 a ULisboa, para além de consolidar o seu lugar entre as 300 melhores universidades do Mundo, subiu alguns indicadores como o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e desempenho per capita.

Para apurar a classificação das universidades, o ranking de Xangai utiliza seis indicadores: o número de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”, o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade.

No ranking deste ano a Universidade de Harvard (EUA) volta a assegurar o primeiro lugar, seguida pela Universidade de Stanford (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Berkeley (EUA).