Ciência e Tecnologia

Veículo do Técnico em destaque em Feira Internacional de Robótica Agrícola

Projeto Robotics4Farmers viu o seu robot navegar de forma autónoma nos “exigentes terrenos de demonstração do certame”.

O veículo autónomo apresentado no início de 2024 prometia trabalhar num novo método sem gasto de água ou combustíveis e sem a aplicação de químicos para a monda (combate às plantas infestantes de uma colheita). Um ano depois, entre 4 e 6 de fevereiro, esta plataforma robótica nomeada “EVAbot – Environmental Agricultural Robot”  criada no âmbito do projeto PRR Robotics4Farmers, foi colocada à prova na World FIRA 2025 (Fórum Internacional de Robótica Agrícola), em Toulouse (França).

“Demonstrou todo o seu potencial de aplicação, navegando de forma autónoma os exigentes terrenos de demonstração do certame, que se tem vindo a afirmar como um dos mais relevantes a nível mundial no contexto da robótica agrícola”, descreve  Jorge Martins, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC).

“A tecnologia desenvolvida no IST apresentou-se numa posição de liderança, num setor em pleno desenvolvimento, e de extrema importância no futuro próximo dados os desafios ambientais e societais que a humanidade atualmente enfrenta”, complementa.

No certame estiveram Jorge Martins, Rui Coelho, João Reis, David Ribeiro e Alice Teixeira em representação do Técnico e integrados numa comitiva multidisciplinar, “focada na modernização da atividade agrícola a nível nacional através do desenvolvimento, implementação e divulgação das mais recentes tecnologias de monitorização e intervenção autónoma nas culturas”.

O grupo de investigação Human Robotics, integrado no Centro de Sistemas Inteligentes do idMEC, tem vindo a alargar o seu foco da saúde das pessoas para a saúde ambiental. No contexto do projeto Robotics4Farmers, tem adaptado e desenvolvido sistemas robóticos de intervenção focal com vista a promover e acelerar a transição agroecológica.

Desenvolvida por investigadores e estudantes do Técnico / idMEC, a iniciativa foi financiada em cerca de 800 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A plataforma está equipada com câmaras frontais que, no caso da condução autónoma, detetam obstáculos nas proximidades. Dotado de tração às quatro rodas, o veículo tem também uma suspensão que se adapta aos desníveis e irregularidades do terreno.