Candidaturas

Workshop do Unite!WIDENING “Climate neutral and Smart Cities” com inscrições abertas até 12 de maio

O workshop terá lugar no dia 17 de maio, e decorrerá de forma híbrida, em contexto remoto e presencial (em Turim).

«Até ao dia 12 de maio, estão abertas as inscrições para o workshop da Missão “Climate neutral and Smart Cities” da União Europeia (UE). O workshop, organizado pelo parceiro Politecnico di Torino (PoliTo), terá lugar no dia 17 de maio, e decorrerá de forma híbrida, em contexto remoto e presencial (em Turim).

“Climate neutral and Smart Cities” é uma iniciativa ambiciosa da UE que tem como objetivo criar 100 cidades inteligentes e com impacto neutro no clima até 2030. Esta missão faz parte do projeto Unite!WIDENING, iniciado em janeiro de 2024 e concebido como parte da Aliança das Universidades Europeias – Unite!

Um dos objetivos específicos do projeto é reforçar a competitividade global e a visibilidade internacional das 9 Universidades Europeias que fazem parte do projeto, criando massa crítica em áreas chave como a transição verde, a digitalização e as áreas de Missão do Horizonte Europa.

Para identificar as principais áreas de investigação e inovação (RD&I), o projeto analisará políticas e documentos relevantes a nível da UE, como as 5 missões da UE Horizonte 2030, entre outras. Esta análise resultará na identificação dos pontos fortes e das necessidades dos países em expansão na transição verde, reforçada pela identificação de áreas de interesse de RD&I para projetos de investigação comuns.

Esta missão da UE é um catalisador para novas formas de colaboração e coordenação que reconheçam a importância e a complexidade do desafio da neutralidade climática nos transportes.

Paulo Ferrão, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), que integra o Conselho de Missão da UE até 2025, participará neste workshop.»

Inscrições.

Mais informações.