Sobre o Projecto

Uma equipa do Instituto Superior Técnico, liderada por Paulo Peças e Marco Leite do  Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), produziram em grande quantidade viseiras médicas, primeiro por impressão 3D dos suportes e depois em parceria com empresas RapidToll e TJmoldes que industrializaram o processo aumentando a capacidade de produção diária.

A ideia de desenvolver este material partiu de uma lista de necessidades que têm sido identificadas pelos hospitais. Os investigadores identificaram componentes e peças que estavam a faltar e, com a colaboração da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, concluiram que podiam contribuir pela produção de viseiras de proteção que tipicamente deviam ser feitas em fabrico aditivo. Identificada a necessidade desenharam a viseira com características específicas do Técnico, a partir de um modelo de um projeto que já existia.

Conseguida a validação por parte de um profissional de saúde do Hospital de Santa Maria, a equipa de investigadores partiu para a produção, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica a Fórum Mecânica.

No início de Abril, depois de mais de 1000 viseiras por impresssão 3D terem sido entregues a várias unidades de saúde pela equipa do Técnico, as empresas RapidTool e TJmoldes aliaram-se à iniciativa tornando o projecto industrializado e permitindo a produção de maior quantidade de viseiras. Actualmente, os profissionais de saúde que necessitarem de viseiras Técnico, distribuidas de forma gratuita, devem fazer o pedido à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (viseiras@aeist.pt), que ficaram a cargo da gestão do projecto.