Sobre o Curso

A Medicina Regenerativa procura manter, reparar e melhorar a função de tecidos e órgãos danificados, bem como criar novos tecidos e órgãos para prolongar e melhorar a qualidade de vida. Por sua vez, a Medicina de Precisão aplica estratégias de deteção, diagnóstico e prevenção de doenças à clínica, tendo em conta a variabilidade genética, ambiental entre outros fatores. Os Mestres em Bioengenharia: Medicina Regenerativa e de Precisão integram conhecimentos de genómica, genética, nanomedicina, diagnóstico, ciência de dados e computação ao desenvolvimento de novas terapias, dispositivos e sistemas para melhorar os cuidados de saúde, logo, promover o desenvolvimento da sociedade.

Estrutura Curricular

O Bioengenharia: Medicina Regenerativa e de Precisão tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas componentes curriculares descritas.

Nota: A distribuição curricular representada ao longo dos dois anos poderá ser diferente consoante as escolhas das disciplinas de opção.

  • 1º ano (ECTS)

    • 54
    • 6
  • 2º ano (ECTS)

    • 24
    • 6
    • 30

Plano Curricular

  1. Especialidade: Área Principal (60 a 78 ECTS)

    O Bioengenharia: Medicina Regenerativa e de Precisão (Major) aprofunda os conhecimentos em duas áreas:

    • Medicina Regenerativa, que integra a Biologia, Engenharia de Células Estaminais, Terapia Génica, Terapias Moleculares, Terapias Celulares, Biomateriais e Nanociências.
    • Medicina de Precisão, que integra a Genómica, Genética e Epigenética da doença e o seu diagnóstico e tratamento de precisão, Nanomedicina e também domínios de cariz computacional relacionados com a geração e análise de big data através de métodos de Aprendizagem Automática e Ciência de Dados.
  2. Opções Livres (12 a 30 ECTS)

    Parte do currículo é de opção totalmente livre, significando que poderão ser escolhidas disciplinas não só das áreas da Bioengenharia, como de qualquer área científica oferecida no Técnico.

    Nesta componente, inclui-se a possibilidade de realização de um Minor, um conjunto de disciplinas de âmbito multidisciplinar correspondente a 18 ECTS. A oferta é transversal para todos os cursos do Técnico.

    Minors

    Poderão ser ainda creditadas atividades extracurriculares, num máximo de 6 ECTS.

  3. Dissertação (30 ECTS)

    A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo a cada estudante debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico. Poderá ser realizado num dos seguintes âmbitos:

    • Tese Científica
    • Estágio em Empresa
    • Projeto multidisciplinar Capstone

Destinatários

O Mestrado em Bioengenharia: Medicina Regenerativa e de Precisão destina-se a licenciados com formação em Ciência, Tecnologia e Engenharia ligadas à Bioengenharia, Ciências Biológicas e Saúde como por exemplo Biologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, mas também Química, Informática e áreas afins.

O curso é lecionado em português no entanto, caso estejam inscritos alunos internacionais ou em programas de mobilidade, as unidades curriculares serão lecionadas em inglês.

Saídas Profissionais

Os Mestres em Bioengenharia: Medicina Regenerativa e de Precisão têm formação para que possam trabalhar em investigação, em meio académico ou instituições de investigação médica e hospitais, mas também na indústria farmacêutica e biotecnológica.

Poderão atuar em áreas emergentes da Bioengenharia como o desenvolvimento de:

  • aplicações clínicas inovadoras e personalizadas,
  • bioprocessos e produtos avançados para terapias moleculares, celulares e baseadas na engenharia de tecidos;
  • plataformas de diagnóstico e pesquisa farmacológica que poderão vir a dar respostas a doenças para as quais não existem atualmente abordagens terapêuticas eficazes.

Os profissionais desta área estão ainda aptos a desempenhar funções de consultoria, liderança e gestão e ainda formação profissional e ensino.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:

  • sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
  • sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:

  • Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
  • Natureza do grau que possuem;
  • Sucesso escolar no curso que frequentaram.

Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.

Núcleos de Estudantes

Os alunos do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.